ARTIGO CIENT FICO DOMINA O OU MULTIPOLARIDADE

3094 palavras 13 páginas
DOMINAÇÃO OU MULTIPOLARIDADE? A HEGEMONIA DOS ESTADOS UNIDOS NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO CÓSMICO E A REGULAMENTAÇÃO DADA PELO DIREITO ESPACIAL INTERNACIONAL

Diomedes Targino de Santana Neto;
Rodrigo Tavares Correia De Santana1

Resumo

Este artigo aborda um assunto de crescente discussão que é o Direito Espacial Internacional, chamando atenção para temas importantes como o lixo espacial, espionagem internacional, exploração espacial, normas e leis, hegemonias mundiais e interação entre os países a respeito do assunto. A escolha do tema foi feita, analisando-se o fato de ser pouco abordado pela mídia, pouco conhecido e discutido pela sociedade mundial.

Palavras-chave:Guerra Fria; Hegemonias Mundiais; Princípios Fundamentais do Direito Espacial; Unipolaridade ou Mutipolaridade.

1. Introdução
Este artigo vem tratar de assuntos que até pouco tempo não eram muito abordados pela mídia ou pela sociedade mundial, porém a atual descoberta polêmica da espionagem por meio dos Estados Unidos a outros países trouxe à tona problemas que há muito estavam obscurecidos. Um desses pontos são os dejetos espaciais. Uma vez lançado no espaço, ao perder sua utilidade, esse material não recebe um encaminhamento adequado, podendo causar prejuízos tanto no espaço, danificando satélites ativos na órbita da terra, ou na própria superfície terrestre sendo atraídos pela atmosfera, podendo causar estragos significativos. Surgiu-se então, a preocupação de se ter uma regulamentação no que diz respeito aos materiais lançados da Terra, exploração pacífica e outros temas pertinentes, regulamentação esta feita inicialmente pelo Tratado sobre princípios reguladores das atividades dos estados na exploração e uso do espaço cósmico, inclusive a lua e demais corpo celeste (1967), popularmente conhecido como Tratado do Espaço e considerada desde então a carta magna do Direito Espacial, que será apresentado em fragmentos no presente artigo.
Outro ponto de abordagem desse artigo, e talvez o principal, é a

Relacionados