Artigo Cient Fico Cloud Computing

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
cOMPUTAÇÃO EM NUVEM


Ricardo Luiz Piva1



RESUMO
Este artigo apresenta uma introdução ao conceito de Computação em Nuvem. O mesmo tem por objetivo abordar a definição deste novo modelo de computação, características, aplicações, vantagens e desvantagens.
Palavras-chave: Cloud; nuvem; tecnologia da informação.


1 Introdução


Computação em Nuvem ou Cloud Computing é o conceito simples detransferir para a “nuvem” os dados, serviços e aplicativos que atualmente estão parados nos computadores ou servidores de TI. Contudo, essa “nuvem” não está no céu, trata-se de uma rede de servidores em todo o mundo, cada um deles detendo fragmentos de informações, os quais se juntam apenas quando se entra no sistema.
É um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grandequantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso ter um terminal conectado à internet.
A nuvem é representada pela internet, ou seja, a infra-estrutura de comunicação é composta por um conjunto de hardwares, softwares, interfaces, redes de telecomunicação, dispositivos de controle e de armazenamento que permitem a entrega da computação como serviço.Para tornar este modelo possível, é necessário reunir todas as aplicações e dados dos usuários em grandes centros de armazenamento, conhecidos como data centers. Uma vez reunidos, a infra-estrutura e as aplicações dos usuários são distribuídos na forma de serviços disponibilizados por meio da internet.
2 a computação em nuvem


A computação em nuvem é uma tendência que vem se disseminando aospoucos no mundo web, atingindo tanto os usuários domésticos quanto as empresas que necessitam de uma infra-estrutura boa para manter seus serviços disponíveis sem gastar muito.
É uma aplicação que roda em vários servidores no qual estão conectados na horizontal. Isso significa que, temos dois ou mais servidores rodando a mesma aplicação, e se algum vier a falhar, o outro assume a responsabilidade dedeixar a aplicação funcionando isso de modo transparente para o usuário final. (LOVISON,2011 p1).

As aplicações que estão nesses servidores, são aplicações que são acessadas através do navegador. Isso permite a livre escolha do sistema operacional e que a mesma, quando disponível para a rede externa (internet) possa ser acessada de qualquer lugar do mundo.
Esse tipo de aplicação que roda atravésno navegador e que pode ser acessada de qualquer lugar, não é algo novo. Está muito bem consolidada nesse formato, e existe vários exemplos como portais de notícias, emails, edição e publicação de documentos, mensageiros entre outras.
Cloud Computing ou Computações em Nuvens a partir de agora, surgiu em meados de 2008 pelo fato das empresas terem muitos datacenters e que, sua capacidade máxima deutilização não era aproveitada. Surgiu então um novo modelo de negócio: Vender serviço onde sua aplicação pode ficar num desses datacenters e pagar somente o que utilizar de recurso de hardware.


2.1 NUVEM PRIVADA


Segundo Lovison (2011) a nuvem privada é um datacenter dentro da organização onde o gestor da empresa é responsável por investir em infra-estrutura, garantir que a rede interna eexterna esteja funcionando, bem como a segurança das informações, backups entre outros itens relacionados à infra-estrutura.


2.2 NUVEM PÚBLICA


Conforme Lovison (2011) a nuvem pública é um datacenter fora da organização onde o gestor apenas contrata o serviço de hospedagem da aplicação que adquiriu e, precisa garantir que sua organização tenha acesso a internet. Não tendo a necessidade de investirem servidores, eliminando assim o custo e manutenção com infra-estrutura.


2.3 NUVEM HÍBRIDA


Segundo Lovison (2011) esta é a união da nuvem privada e pública, onde a organização pode expandir seus recursos através de uma reserva na nuvem pública.


2.4 VANTAGENS


Dentre as vantagens da computação em nuvem está a possibilidade de acesso aos dados e aplicações de qualquer lugar, desde que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cloud computing
  • Artigo Cloud Computing
  • Artigo cloud computing
  • Artigo cloud computing
  • Artigo Cient Fico Navegapara
  • Estrutura Artigo Cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO 2
  • ARTIGO CIENT FICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!