ARTIGO BATALHAS ELEITORAIS

Páginas: 26 (6346 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICS EM
GRANDES BATALHAS ELEITORAIS


Waldiney Farias Braga, Graiciely Stork e Tarso Ramalho1


RESUMO: O objetivo deste trabalho é identificar as causas do fracasso de uma campanha, as estratégias, o sucesso de uma campanha, os efeitos das batalhas que resultam em ganhadores ou perdedores e por fim, as escolhas adotadas por intermédio do marketing políticopara que uma campanha seja norteada ao seu objetivo, a vitória.

PALAVRAS-CHAVE: FACEBOOK – FANPAGE – PUBLICIDADE.

1. INTRODUÇÃO

O livro Batalhas Eleitorais em sua 3º Edição, lançado no ano de 2002, do Autor Chico Santa Rita, nos abre um leque de histórias que nos mostram que a Eleição é uma Verdadeira Guerra Política, de extermínio e cheio de altos e baixos, onde demonstra a ganancia doscandidatos em busca da Vitória.

2. CAPÍTULO 1 - Maluf e Tuma: candidaturas viáveis se perdem numa sucessão de erros estratégicos

Iniciamos o 1º Capítulo com um caso de ética, o autor mostra que logo de inicio vários convites de trabalhos surgiram, mais como um profissional deixa claro que a partir do momento que se firmar com um determinado candidato, todo contato seria cortado. Um caso clarode Ética trabalhista. Ao decorrer do Capítulo encontramos vários casos de assessoria, com viradas incríveis, tudo após estudos minuciosos de cada candidato.
Maluf, Candidato a prefeitura, após percas de seus aliados, e uma derrota inesperada em 1998, estando sempre em 1º lugar nas pesquisas até as vésperas da eleição para deputado estadual. Procurou o Chico Santa Rital na busca de uma campanhaperfeita que o levaria a vitória. Maluf acaba se envolvendo em grandes escândalos após alianças políticas, a história vai se desenrolando ao chegar dos dias da Eleição, Mesmo com todo estudo político de marketing é complicada a situação que se encontra Maluf, e em uma tentativa clara de corte de custo o candidato em questão preferiu uma campanha mais barata, correndo o risco de sua derrota. Éincrível ver a percepção do marketeiro ao analisar a campanha, escrevendo uma avaliação e entregando para que fosse aberta somente no fim das eleições. Uma Avaliação de todos os pontos, que se fosse seguida a risca levaria o candidato a vitória. 30 Anoa a frente de Marketing político, Chico Santa Rita sabia fortemente do que estava falando.
Campanhas que deram certos, campanhas que não deram certos,esse Primeiro capítulo nos dá uma visão clara de estrategias usadas pelo autor Chico Santa Rita, o que mais me agradou foi ver que há também justificativas de erros e acertos, desmistificando mentiras do Marketing Político, um livro muito forte, que tem uma mensagem muito clara e importante para quem tem vontade de desenvolver pesquisas e saber mais sobre o mundo por trás de grandes campanhaseleitorais de grandes cidades e com grandes Candidatos, todos a procura de uma única coisa, a Vitória eleitoral.

3. CAPÍTULO 2 - Jader, Pedrossian, Marconi: duas vitórias surpreenden-tes e uma derrota anunciada

Neste capítulo, o autor nos trás um descritivo do ano eleitoral de 1998, onde Iris Resende candidato ao governo do Estado de Goiás, Pedro Pedrossian candidato ao governo do Estado doMato Grosso do Sul e Jader Barbalho candidato ao governo do Estado do Pará, obtiveram um resultado inesperado na eleição daquele ano.
Em seus históricos políticos, todos já tinham sido governadores por duas vezes em seus estados, como também, eram políticos renomados com grandes densidades eleitorais e com uma grande força popular em seus respectivos estados. São histórias com perfis diferentes,porém com um só resultado: a derrota.
No ano de 1997, Chico Santa trabalha como consultor eleitoral para Pedro Pedrossian. Neste ano, o autor relata uma análise que por intermédio de uma pesquisa qualitativa, demonstrou que a candidatura de Pedrossian tinha um potencial incrível e poderia alcançar resultados excelentes.
Diante de tal pesquisa, Santa percebe que o PTB, atual partido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propaganda eleitoral e o artigo 53-a da lei eleitoral
  • Resenha Artigo “Ticiano x Tintoretto: a batalha da arte”
  • Analise Artigo
  • Artigo Científico Publicidade Digital em Per odo Eleitoral
  • batalha
  • batalha
  • as batalhas
  • Batalha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!