Discipulado

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
DISCIPULADO Estilo de Vida
Lucas 24:13-35
Depois da morte de Jesus os discípulos ficaram amedrontados e se esconderam. Estes dois discípulos, um chamado Cléopas e outro que não cita o nome, estavam voltando para suas casas. Provavelmente acharam que sua missão como discípulos havia acabado. Foi neste momento que o Mestre Jesus apareceu para eles no caminho.
Ser discípulo significa seguidor.Discipulado significa seguir. O discipulado é o estilo de vida de quem anda com Jesus e com outros discípulos. Muitas pessoas conheceram Jesus, mas não o seguiram de perto, por isso não foram seus discípulos. Alguns chegaram a ser curados e libertos, contudo ficaram sem a bênção da Salvação (Lucas 17:18-19).
Hoje vemos pessoas que estão como estes discípulos, voltando para casa sem Jesus. Mas comoaconteceu com eles, o Senhor vai ao seu encontro para te chamar de volta. Contudo se você é um verdadeiro discípulo de Jesus, nunca volta pra casa sem Ele.
Você é um discípulo de Jesus?
Vamos aprender algumas características do Discipulado como Estilo de Vida:
1- Não andar sozinho: v.13-15
Jesus havia dividido seus discípulos em duplas (Marcos 6:7 e Lucas 10:1). Talvez estes dois discípulosformassem exatamente a dupla que Jesus mandou. Deus quer que seus servos estejam em comunhão uns com os outros (Salmos 133), por isso quem tem o discipulado como estilo de vida, nunca está só.
Para isso é necessário:
         -Ser discípulo, seguindo a outros irmãos mais experientes;
         -Fazer discípulos, convidando pessoas para andar com você;
         -Ter Jesus como Alvo e saber quesempre está conosco.
Aqueles dois discípulos estavam abandonando o outro grupo de seguidores porque acharam que Jesus não estaria mais com eles. Mas tiveram abertura para aceitar mais um irmão andando com eles, isso mostra que ainda eram discípulos. Muitas pessoas abandonam a carreira do Discipulado porque não conseguem mais sentir a presença de Jesus. Para andar junto é preciso acertar o passo.Muitas vezes um quer andar na frente do outro e deixa seu irmão para trás, deixando o propósito do discipulado. Você está andando sozinho?
Volte para o caminho do discipulado!        
     
2- Falar e ouvir a Palavra de Deus: v.25-27
Os dois discípulos de Emaús estavam falando sobre as Escrituras e o que aconteceu com Jesus. Abriram seus corações diante do Mestre (v.18-24), mas sempre selembrando das profecias. Quem é discípulo mesmo, sempre fala da Palavra de Deus. O assunto do discípulo não é o que os outros estão fazendo e sim a Boa Nova do Evangelho, pois “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo1:1,2).
Então é importante se perguntar:
         -a quem você está seguindo?
         -quem está seguindo você?
         -sobre o que vocês estão falando?
Se você estiver seguindo servos fiéis a Deus, se outros estão seguindo o seu exemplo e principalmente se vocês estão falando da Bíblia, então você está vivendo o discipulado. Do contrário é preciso tomar posição. Você tem falado a Palavrade Deus?
Ouça e fale sobre as Escrituras!
3- Perseverança: v.29
Aqueles discípulos sentiram vontade de convidar o amigo que estava andando com eles para continuarem juntos, mesmo sem perceber que era Jesus. É muito comum ver pessoas que começam projetos e não conseguem concluir, deixando pela metade. Quando fazemos um voto a Deus, precisamos cumprir (Eclesiastes 5:2). O inimigo tenta de todasas maneiras nos parar e quando percebe que não consegue nos parar, tenta empurrar para nos fazer cair.
A vida do discípulo deve ter um alvo ou propósito para continuar sua caminhada com Deus. O verdadeiro Discipulado leva a pessoa a perseverar na presença de Deus sabendo que nunca pode abandonar Jesus. Como numa caminhada enfrentamos dificuldades, mas é preciso continuar. Você tem perseverado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discipulado
  • Discipulado
  • discipulado
  • discipulado
  • Discipulado
  • DISCIPULADO
  • discipulado
  • Discipulado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!