Artes Visuais

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO





Neste trabalho, analisei como a arte pode ajudar na educação, visando estimular o aluno, incentivando – o a pensar, agindo e sentindo de maneira diferente, usando linguagens artísticas, buscando assim favorecer o desenvolvimento de criar do indivíduo.
A arte é de grande importância na escola, é muito importante na vida das pessoas desde o início das civilizações,colabora para o desenvolvimento da criatividade da criança, o seu desenvolvimento expressivo, tornando um indivíduo mais sensível, pois somos todos dotados de criatividade e possuímos capacidade de aprender e de ensinar também.
Mas a criatividade tem que ser trabalhada e desenvolvida no aluno. Deve ser dada a oportunidade de argumentar, discutir, refletir, criar, avaliar e optar por temas de seuinteresse, de livre escolha que despertem a sua sensibilidade, o ensino das artes visuais é muito importantes, pois possibilita a interatividade de uma forma lúdica e prazerosa, para o aluno e para o professor.
Quando a criança é estimulada desde bebê ela é capaz na vida de se tornar se agente transformadora de sua cultura, de honestidade, de integridade, valoriza sua existência sua dignidade, comverdadeiros valores á sua vida, a importância das artes visuais não é a beleza estética mas a capacidade da criança de produzir, criar segundo suas habilidades.
O ensino das artes visuais o manuseio de vários tipos de objetos é no contato com várias formas de expressão de arte, assim possibilita sua ampliação cultural, dialoga com o mundo com mais facilidade, valoriza os outros.



2DESENVOLVIMENTO



TARSILA DO AMARAL




Foi uma das maiores artistas brasileiras que representou a arte, no Brasil e no resto do mundo, foi a precursora da arte no Brasil, grande pintora e desenhista, nasceu na cidade de Capivari, no interior de São Paulo, em 01 de setembro de 1886, filha de grandes fazendeiros de café, sendo de uma família rica teve sua vida com privilégios, tendo apoio de suafamília na vida educacional e artística.

Na adolescência estudou em São Paulo, depois fez uma viagem com sua família para Espanha, onde completou seus estudos em uma escola de Barcelona, em 1904 fez seu primeiro quadro de título Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906 casou-se com seu primo André Teixeira Pinto, anos depois se separou, tiveram uma filha, e continuou a busca pela arte.

Em1916 estudou escultura, com Zadig e Mantovani, mas no ano seguinte dedicou-se para aprender pintura e desenho com Pedro Alexandrino, aprendendo técnicas de academicismo ,e atráves de Georg Elpons,se interessa por pintura impressionista. Mais tarde incentivada por seu amigo João de Souza Lima, viaja para Paris e estuda na Academia Julian, convivendo com Fernand Léger, onde aprendeu a desenhar nus emodelos vivos, estudou também na academia Émile Renard, na academia Lhote e Gleizes,onde teve influências de seus mestres q eram cubistas, que consistia em produzir arte a partir de formas geométricas, apresentando vários pontos de vista de uma imagem ao mesmo tempo, e conheceu brasileiros que estudavam lá, como Villa Lobos,o pintor Di Cavalcanti, os mecens Paulo Prado e Olivia Quedes Penteado.Voltando para São Paulo em fins de 1922, após a Semana da Arte Moderna, se juntou ao famoso Grupo dos Cinco, composto por Anita Catarina Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário Raul de Moraes Andrade e Oswald de Andrade, depois da Semana, o prestígio e produção cultural dos modernistas aumentaram.
Esse grupo tinha objetivo de promover a arte da cultura brasileira, Tarsila viajava muito para outrospaíses para saber mais sobre a arte no mundo.

Em meio suas viagem de redescoberta do Brasil, com os modernistas brasileiros , iniciou- se sua fase ¨Pau-Brasil¨, mostrando o Brasil real através de suas pinturas, com cores e temas tropicais brasileiros, onde tinha bichos, fauna e flora brasileira.
Casou-se com Oswald de Andrade em outubro de 1926, ano que realizou sua primeira exposição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artes visuais
  • artes visuais
  • ARTES VISUAIS
  • Artes visuais
  • artes visuais
  • artes visuais
  • Artes Visuais
  • Artes visuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!