Arte e cultura Emanuel1

1497 palavras 6 páginas
Arte Pré-Histórica
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
Divisão Pré-Histórica
Paleolítico superior- a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo (vide dicionário no portal). O artista pintava os seres , um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual se procurava interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente em um desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.
Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em esculturas. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf. Instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machados, arco e flecha; lançador de dardos, anzol e linha; e desenvolvimento da pintura e da escultura.
Paleolítico Inferior- aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.C.; primeiros hominídeos; caça e coleta; controle do fogo; insturmentos de pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados(período de transição).
Neolítico- a fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da

Relacionados

  • Despedidas em belém e velho do restelo
    4719 palavras | 19 páginas
  • a arte da persuasao
    93473 palavras | 374 páginas