arte romentica

333 palavras 2 páginas
Arte Romântica
A R TE

C RI S TÃ

O

Romantismo surgiu nas últimas décadas do século XVIII na Europa e perdurou por grande parte do século XIX.
O Romantismo é um movimento cultural com fortes implicações na Arte e na Filosofia. Este movimento cultural propõe uma diferente visão do mundo, mais intensa e excessiva. Os românticos pretendiam libertar-se das regras e valorizar o estilo do artista na obra.

características
O romantismo caracteriza-se pelo seu dinamismo, pela valorização das cores e do contraste claroescuro, pela busca de emoções humanas e dos factos da historia da época e defende a interioridade, o individualismo e os ideais liberalistas. A mulher aparece idealizada e o apelo aos sentimentos, à natureza, à imaginação e ao nacionalismo é feita através de paisagens.
A R Q U I T E T U R A

Desenvolveu-se mais tarde, assistindo, assim, à Revolução Industrial, foram utilizados novos processos tecnológicos e outros materiais (ex: ferro e vidro), o rigor simplista foi substituído pela irregularidade na estrutura e a nível volumétrico, destruindo-se a noção de simetria. De uma forma geral, os edifícios apresentavam uma mistura de vários estilos.

Catedral no Inverno (1821), Ernst Oehme

Pintura cristã
No que concerne à pintura cristã, é possível encontrar todas as características do Romantismo materializadas em cenários naturais e místicos , ou em personagens com densidade espiritual.

P I N T U R A

Os temas mais retratados são os acontecimentos trágicos , o heroísmo e a natureza. A cor prevalece, há mais intensidade cromática, existem vários contrastes, a pincelada é larga.
E S C U L T U R A

Os temas utilizados são inspirados na natureza, de caráter alegórico, usando personagens e temas heróicos e literários. A expressividade é exaltada através da negação e superfícies lisas, carregadas de sentimento e emoção.
Cristo na casa de seus pais (1849-50), John Everett Millais

Francisca Sousa e Maria Portugal

Relacionados

  • Camillo de jesus lima
    10188 palavras | 41 páginas
  • segmento de mercado
    17265 palavras | 70 páginas