Arte pop

Páginas: 28 (6920 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2014


1. INTRODUÇÃO



Chamada por Walter Zanini de “uma década difícil”, no mundo todo os anos 1960 foram marcados pela eclosão de utopias e grandes transformações. O Brasil não foi exceção. A década começou com a inauguração de Brasília, ponto de encontro da audácia política e estética que nesse momento amplificaram-se mutuamente. Lúcio Costa (1902-1998) e Oscar Nienmeyer (1907), que vinteanos antes haviam iniciado com Le Corbuisier a arquitetura moderna no Brasil, fizeram sua construção o marco principal de um processo de renovação que se expandiria para outras áreas.
No âmbito político, a confiança na democracia, que vinha desde 1945, esvaziou-se com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, que levaria numa sucessão de crises, ao golpe de estado de 1964 e àsarbitrariedades do autoritarismo militar, agravadas a partir de 1968. Entretanto, também foi o momento de realizações significativas na música, teatro, cinema, literatura e artes visuais, que se enriqueceram com o aparecimento de uma nova geração de criadores inspirados.
Nas artes plásticas, já havia passado o predomínio do concretismo e da abstração geométrica dos anos 1950, mas ainda era nítida a força daabstração informal, reafirmada na 4ª Bienal de São Paulo (1957), com a action painting de Jack Pollock e com os prêmios aos brasileiros, líderes dessa tendência, como Fayga Ostrower e Wega Nery. A representação brasileira na 5ª Bienal (1959) contava com Flávio Shiró, Antonio Bandeira, Iberê Camargo, Manabu Mabe e Yolanda Mohalyi, numa demonstração do prestígio da abstração. Ainda na 6ª Bienal(1963), a importância da abstração seria sensível, mas logo perderia o ímpeto, enquanto uma retomada da figura (humana, urbana, industrial), emprestada agora principalmente de objetos de consumo, ganhava espaço internacionalmente.
No quadro brasileiro, destacava-se a ruptura entre os grupos concretistas do Rio e São Paulo e o surgimento do neoconcretismo. Esse movimento, conduzido por Ferreira Gullar,organizou-se em manifesta discórdia com o concretismo liderado por Waldemar Cordeiro, cujos integrantes encaminhavam-se para a realização de obras ligadas à op-art.
De início, os neoconcretistas contavam com a presença de Lygia Clark, Amilcar de Castro, Franz Weissman, Lygia Pape entre outros; em segyida, ganharam a adesão de Hélio Oiticica. Pelo desenrolar autônomo que teve, o movimento hoje éreconhecido internacionalmente e os neoconcretistas abriram caminho, principalmente no Rio, para os jovens neo-realistas. Em 1959 organizaram no Rio a 1ª Exposição Neoconcreta, em que Lygia Clark apresentou os bichos, série de objetos mutantes cujas formas poderiam ser alteradas pelo espectador e Gullar expôs poemas objetos, que também convidavam o público a colaborar. Na mesma ocasião, publicaramum manifesto conceituando o movimento que, embora mantendo-se fiel ao vocabulário geométrico e não-figurativo da tradição concretista, acionava os mecanismos da experimentação e da procura de novas linguagens introduzindo, como prioritários, a relação entre arte e vida, o corpo e a participação do espectador, abrindo espaço aos artistas para a criação de objetos ( ou “não-objetos” na definição deGullar) além de ambiente “penetráveis”, obras com uma expressividade própria mas cujos pressupostos teóricos já estavam no ar na discussão das idéias de Marcuse, McLuhan e Umberto Eco. No manifesto, entretanto rejeitavam as tendências relacionadas à volta à figuração, consideradas “...de caráter retrógrado, como o Realismo Mágico, ou irracionalistas como o Dada e o Surrealismo.
Nesse conjunto decircunstâncias, é preciso lembrar que Neodada era uma das designações que teria a Pop Art que, juntamente com a Nova Figuração ou Novo Realismo, como preferiam os artistas ligados à Escola de Paris, nesse momento alastrava-se pelo mundo.
Geralmente com uma postura crítica e irreverente, a Pop introduziu novos temas, eliminou as divisões entre categorias como pintura, escultura, gravura e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pop arte
  • Arte pop
  • Pop arte
  • Arte Pop
  • Pop Arte
  • Pop arte
  • Pop arte
  • Pop arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!