Arte Pobre

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 25 de abril de 2015
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DOS PALMARES


AMANDA LETÍCIA
MATHEUS VINÍCIUS





ARTE POBRE (POVERA)



Trabalho apresentado para professora Alice, realizado na disciplina de Arte pelos anos do 3º ano “C” da EREM dos Palmares.






PALMARES
2014
Introdução

A partir dos anos 60 do século XX, a arte muda completamente. Novas formas de artes surgem,assim como novos pensamentos. A arte passa a ser um espelho da vida real e do quotidiano, dando a conhecer uma sociedade consumista, com publicidade agressiva, que estimula todos a suprir as suas necessidades. O meu trabalho focalizará a Arte Pobre.






















Desenvolvimento
Contexto
Arte Povera (significando Arte Pobre) foi um movimento artísticoitaliano que se desenvolveu na segunda metade da década de 60. Seus adeptos usavam materiais de pintura não convencionais (ex.: terra, madeira e trapos) com o intuito de empobrecer a pintura e eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia-a-dia das pessoas.
As principais figuras desse movimento foram Michelangelo Pistoletto, Jannis Kounellis, Giovanni Anselmo, Giuseppe Penone, GiulioPaolini, Mario Merz, Luciano Fabro e Gilberto Zorio.
Um importante papel foi também desenvolvido pelo crítico Germano Celant, que inventou o termo Arte Povera em 1967 e tentou, todo o tempo, buscar uma definição para ele.
Os artistas da Arte Povera tiveram o mérito de desafiar os padrões da arte vigente, ocupando o espaço com seu transcendental e intemporal nível de realidade. Porexemplo, a obra Structure that Eates (1968, Sonnabend Collection, New York), de Giovanni Anselmo, foi deliberadamente transitória, consistindo de duas pedras, entre as quais o artista inseriu vegetais, cujo apodrecimento provocou o colapso da estrutura. 
O uso de matéria viva foi visto de forma ainda mais espetacular na instalação de Kounellis, em que uma arara foi posta em frente a umatela pintada, demonstrando que a natureza contêm cores ainda mais vívidas que qualquer pintura.
A singularidade do trabalho de arte foi outro desafio posto pela Arte Povera, como em Mimesis, de Paolini, que foi feita simplesmente de dois pedaços de gesso de uma mesma escultura, colocados um diante do outro, como se estivessem dialogando entre si.
Percebe-se, pois, tratar-se deum movimento subversivo, que tem sua origem no clima político dos anos 60, em particular a revolva de estudantes no Quartier Latin, em 1968 e a oposição mundial à guerra do Vietnã (o Brasil viveu esse clima com a mesma intensidade, de 1964 a 1968, culminando com a edição do AI-5 pelo governo militar, em dezembro de 1968).
Havia outra preocupação dos artistas, que era criar uma forma deinteração entre o trabalho e o espectador.



Principais Características
- Uso de materiais simples (madeira, pedras, barro, carvão, folhas de árvores, areia) e sucatas (tecidos, ferro, isopor, borracha, pedaços de plásticos e etc.). 
- Busca da aproximação da obra de arte com o cotidiano das pessoas.
- Desvinculação do valor comercial do valor artístico das obras de arte.
- Crítica à sociedade deconsumo e ao sistema capitalista de produção.
- Valorização das qualidades específicas dos objetos envolvidos na elaboração da obra de arte.
- Busca da reflexão sobre o uso que a sociedade dá aos produtos e objetos.
- Relação interativa entre a obra de arte e o artistas e, muitas vezes, com o próprio público.
- Presença de grande criatividade e espontaneidade.

Artistas
- Giovanni Anselmo nasceua 5 de agosto de 1934, é um escultor italiano e um dos principais representantes da Arte Povera.
As obras de Giovanni Anselmo consistem de granito, madeira, pele animal, etc. Em 1972 participou na exposição de arte documenta 5. Em 1990 ganhou o Leão de Ouro de Pintura na Bienal de Veneza.  A obra Senza Tijolo foi deliberadamente transitória, consistindo de duas pedras, entre as quais o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SER POBRE e a BELEZA de ser POBRE
  • teatro pobre
  • A Economia do Pobre
  • Teatro Pobre
  • africa pobre
  • DO POBRE AO CIDAD O
  • Pobre ao cidadão
  • Pobre milionario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!