Fichamento: Em busca de um teatro pobre

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
LIVRO: “EM BUSCA DE UM TEATRO POBRE” - 1968
JERZY GROTOWSKI (Polônia)

. Prefácio, por Peter Brook .
- Teatro de Grotowski = Teatro Laboratório = Centro de Pesquisa. Trabalho não-verbal. Gesto é executado pelo espírito e corpo como um todo. Para ele, a representação é um veículo.
- Intensidade, honestidade e precisão.

. Em Busca de um Teatro Pobre .
- Seu teatro tenta evitar o ecletismoe resistir ao pensamento de que o teatro é uma combinação de matérias. A produção é uma investigação do relacionamento entre ator e plateia. Considera a técnica cênica e pessoal do ator como a essência da arte teatral.
- Eliminar o lapso de tempo entre impulso interior e reação exterior, de modo que o impulso se torna já uma reação exterior. O caminho do teatro de Grotowski não é um acumulo ecoleção de técnicas, e sim erradicação de bloqueios.
- Treinamento físico, vocal, plástico tentam guiar o ator à correta concentração. O estado necessário da mente é uma disposição passiva a realizar um trabalho ativo, não um estado pelo qual “queremos fazer aquilo”, mas “desistimos de não fazê-lo”.
- Artifício = articulação de um papel por meio de símbolos. O “gesto significativo”, não gestocomum, é para nós a unidade elementar de expressão. – em determinados estados (alegria extrema, terror) o homem não se comporta naturalmente. O comportamento natural obscurece o impulso puro.
- Dois conceitos: teatro pobre e a representação como um ato de transgressão.
- Teatro Pobre: eliminação gradual de tudo que é supérfluo (cenografia, iluminação, figurinos). O teatro só não pode existir sema relação espectador-ator. Esta ideia desafia a noção de teatro como síntese de disciplinas criativas (literatura, pintura, iluminação...). Este “teatro sintético” é o teatro contemporâneo, o qual chamamos de “Teatro Rico” – rico em defeitos. – “Teatro Total”
- No teatro pobre, se renuncia a uma área determinada para o palco e plateia. Para cada montagem, é determinado um novo espaço para atorese espectadores = infinita variedade do relacionamento entre ator-espectador.
- O texto em si não é teatro, só se torna teatro quando usado pelo ator, isto é, graças às inflexões, à associação de sons, à musicalidade da linguagem.

. O Novo Testamento do Teatro .
- Teoria de Wagner: o teatro deveria ser a síntese de todas as artes = Teatro como arte total.
- Na evolução da arte teatral, otexto foi um dos últimos elementos a ser acrescentado.
- Para ele, teatro = o que ocorre entre espectador e o ator. Todos os outros elementos visuais são construídos através do corpo do ator, e seus efeitos musicais e acústicos através da sua voz. Não significa que não se empregue a literatura, mas sim que não consideramos a parte criativa do teatro.
- Ator artesão = técnica dedutiva = acúmulode habilidades.
Ator santo = técnica indutiva = técnica de eliminação (superar todo limite convencional).
- As várias fases da ação física exigem diferentes tipos de respiração.
- O ator deve usar o papel para dissecar. Não se trata do problema de retratar-se em certas circunstancias dadas, ou de “viver” um papel; nem isto impõe um tipo de representação comum ao teatro épico. O fato importanteé o uso do papel como um instrumento pelo qual se estuda o que está oculto por nossa máscara cotidiana – a parte íntima da nossa personalidade -, a fim de expô-la. = é um convite para que a plateia faça o mesmo = ator representar um estado de transe = dar-se totalmente = autodoação.
- Tipo de representação mais próxima da escultura do que da pintura. Pois na pintura há mistura de cores e acriação; na escultura, elimina o que esconde a forma, como se já existisse lá dentro: revelando-a ao invés de criá-la.
- O teatro deve atacar o subconsciente coletivo – espectador estimulado a uma autoanalise.

. Teatro é Encontro .
- Meyerhold propôs um teatro autônomo com relação à literatura.
- A essência do teatro é um encontro.
- O mais importante não são as palavras, mas o que fazemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Em busca do teatro pobre
  • teatro pobre
  • Teatro Pobre
  • O teatro pobre e o teatro do oprimido
  • Teatro pobre de jerzy grotowski
  • Teatro pobre e espaço unitario
  • fichamento pai rico e pai pobre
  • Fichamento de Idolas do Teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!