Arte: Entre continuidades e rupturasArte: Entre continuidades e rupturas

738 palavras 3 páginas
Arte: Entre continuidades e rupturas

ARGAN, Giulio Carlo. “Arquitetura e ‘Enciclopédia”. In: História da arte como história da cidade. Trad. Píer Luigi Cabra. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (p.197-213).

No Capítulo “Arquitetura e Enciclopédia” da obra “História crítica de Arte” Giulio Carlo Argan trabalha a partir do neoclassicismo, levantando discussões sobre: Autonomia na forma arquitetônica, uso da teoria ao projetar, separação entre arquitetura e urbanismo e a profissão do arquiteto no século XVIII.
O autor coloca Boullée e Ledoux como fundadores da arquitetura neoclássica por inovarem ao definirem a função do arquiteto, no referido momento e pela revolução no momento da criação (Poesia da Arquitetura) e não pela imitação estilística do Antigo, pois estes não se deixavam influenciar por outros estilos e primavam pela “essência” das formas, portanto, automaticamente eles faziam uma oposição ao Rococó. Segundo Argan:
“Essência” da forma é sua estilística indeclinável, sua tipicidade nua, sua dependência evidente de arquétipos. Portanto, a reforma neoclássica não só é predominantemente tipológica, como se caracteriza também pela firme oposição do conceito de tipo ao conceito de estilo.
No texto, o autor destaca o nascimento da Enciclopédia e o pensamento vigente da época, o Iluminismo: Que buscava o uso da Razão, o cientificismo, o empirismo e como esses princípios vão influenciar a arte e a ciência. E por causa dessas premissas, Argan expõe o posicionamento de Boullée e Ledoux. Boullée define arquitetura como “arte”, mas não tem a intenção de coloca-la contra a ciência da construção e nem igualá-la as artes liberais (pintura, escultura), ele quer uma especificidade, uma nova categoria para a arquitetura, algo que a diferencie das outras disciplinas. Porém o arquiteto trabalha com a arte, ao criar e com a teoria cientifica ao executar o projeto, portanto, os dois entenderam que a arquitetura poderia ser considerada como uma ciência da arte

Relacionados