ARTE CONTEMPORANEA

374 palavras 2 páginas
Expressionismo: (1905) É um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento.
A força psicológica está representada através de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva.
Exemplo: “O Grito” de Edward Munch.

Cubismo: (1907) É considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. Exemplo: Guernica, Retrato de Ambroise Vollard e Natureza Morta de Pablo Ruiz Picasso.

Dadaísmo: (1916) Trata-se de um movimento radical que utiliza vários meios de expressão como revistas, manifestos e exposições. Tinha como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais.
Possuía forte caráter pessimista e irônico, principalmente em relação aos acontecimentos políticos do mundo.
Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico.

Surrealismo: (1920) Procura expressar a ausência de racionalidade humana e as manifestações do subconsciente.
De acordo com os artistas surrealistas, a arte deve fluir a partir do inconsciente, sem qualquer controle da razão, o pensamento deve acontecer e ser expresso livre de qualquer influência exterior ou lógica. Está presente nas obras surrealistas: a fantasia, o devaneio e a loucura.
Exemplo: A persistência da Memória (Salvador Dali - 1931)

POP: O movimento Pop Art surgiu na década de 1950 na Inglaterra, baseando-se no consumismo e na

Relacionados

  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas
  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas