ART NOUVEAU

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 22 de março de 2015
SEMINÁRIO MOBILIÁRIO

1. MOVIMENTO:
ART NOUVEAU / PRÉ-MODERNISMO / ART DECÓ
2. CONTEXTO HISTÓRICO:
O Art Noveau foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX na Bélgica, que vigorouentre 1880 e 1920, aproximadamente. Existia na sociedade em geral o desejo de buscar um estilo que refletisse e acomplanhasse as inovações da sociedade industrial. A segunda metade do século XIXmarcou uma mudança estética nas artes, a inspiração na antiguidade vigorava desde o século XV, e as fórmulas baseadas no Renascimento começam a dissipar-se dando lugar a Art Nouveau. Com o fim da ArtNouveau, o marco em que o "estilo anos 20" passa a ser pensado e nomeado é a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925, dando origem a Art Décoliga-se na origem ao art nouveau. Derivado da tradição de arte aplicada que remete à Inglaterra e ao Arts and Crafts Movement, o art nouveau explora as linhas sinuosas e assimétricas tendo como motivosfundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais.
3. ESSÊNCIA DO MOVIMENTO
A Art Nouveau se opunha ao historicismo e tinha como tônica de seu discurso a originalidade, a qualidade e a volta aoartesanato. A sociedade aceitou novos objetos, móveis, anúncios, tecidos, roupas, jóias e acessórios criados a partir de outras fontes: curvas assimétricas, formas botânicas, angulares, além dos motivosflorais.
A Art Déco é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. Este estilo estevepresente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração. 
4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS (gerais do Movimento):
Art Nouveau
Utilização de materiais como, por exemplo, vidro, madeira ecimento;
Relação com a produção industrial em série;
Uso dos conhecimentos físicos e matemáticos;
A imagem de mulheres é muito retratada nas pinturas e ilustrações;
Uso de arabescos em ilustrações;
Uso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ART NOUVEAU
  • Art Nouveau
  • Art nouveau
  • Art nouveau
  • Art Nouveau
  • Art nouveau
  • Art nouveau
  • Art nouveau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!