Arquivo novo teste

Páginas: 15 (3666 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
4/6/2014 O grupo de Abílio Diniz está pondo a BRF de pernas para o ar - Revista Exame
Negócios 16/04/2014 08:00
O grupo de Abílio Diniz está pondo a BRF de pernas
para o ar
Como um grupo de acionistas liderado pelo empresário Abilio Diniz está virando de pernas para o ar a mais poderosa companhia de alimentos brasileira, a BRF
Tatiana Bautzer, de
São Paulo - Passava das 11 danoite de 10 de fevereiro quando Claudio Galeazzi concluiu que, para conseguir pegar no sono, precisaria da ajuda de uma garrafa de vinho. Caminhou até sua adega e abriu um Château Lafite Rothschild (safra 1989), que, tido como um dos melhores do mundo, custa pelo menos 7 000 reais.
Tomou meia garrafa, guardou o resto na geladeira e voltou para o quarto. Mas, mesmo anestesiado pelo álcool, rolouna cama, insone, até o início da manhã do dia seguinte.
Com a carreira que teve, Galeazzi não é do tipo que perde o sono por bobagem: ao longo dos anos, tornou-se especialista em corte de custos, responsável por demitir mais de 20 000 pessoas nas empresas que comandou — o que lhe rendeu o apelido de Mãos de Tesoura.
Mas, mesmo com essa experiência toda em tomar decisões difíceis, elenunca se sentira tão inseguro quanto naquela noite. No dia seguinte, anunciaria internamente uma mudança radical em todo o processo de produção da BRF, empresa de alimentos dona das marcas Sadia e Perdigão e que Galeazzi preside desde agosto do ano passado.
A rotina de nada menos que 85 000 funcionários seria afetada pelas mudanças. Demitir pode até ser doloroso, mas é simples. No dia 11de fevereiro, Galeazzi viraria um gigante de pernas para o ar — e, se algo desse errado, a produção de uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo poderia simplesmente parar.
Quando chegou à sede da BRF, na rua Hungria, zona oeste de São Paulo, Galeazzi deflagrou a operação Plant Storm — ou Tempestade na Fábrica, numa referência à operação Tempestade no Deserto, que em 1990começou a Guerra do Golfo. O projeto havia sido desenhado por ele e outros três executivos nas seis primeiras semanas do ano, sob sigilo total.
Para não levantar suspeitas, o grupo se reunia em salas e andares diferentes a cada dia. Galeazzi chamou numa sala a principal vítima da tempestade, o vice-presidente de operações, Nilvo Mittanck, funcionário que, após três décadas na empresa, haviase tornado o senhor absoluto das 50 fábricas da BRF.
Ele estava demitido. Simultaneamente, eram empossados em outra sala três diretores regionais que, a partir dali, responderiam diretamente a Galeazzi — e que haviam viajado até a sede da empresa sem saber do que se tratava. Em menos de 24 horas, 150 executivos perderiam o emprego e toda a estrutura fabril da empresa seria alterada.
Ocargo de Mittanck foi extinto, e o número de camadas hierárquicas entre a fábrica e a presidência
http://exame.abril.com.br/noticia/tempestade-na-fabrica/imprimir 1/7
4/6/2014 O grupo de Abílio Diniz está pondo a BRF de pernas para o ar - Revista Exame
caiu de cinco para três. Para alívio de Galeazzi, tudo isso foi feito sem que as fábricas parassem.
A operação Tempestade na Fábricafoi o ápice daquele que é o mais ambicioso, arriscado e apressado processo de reestruturação em curso no mercado brasileiro. Em abril do ano passado, um grupo de acionistas rompeu com décadas de estabilidade e sacou Nildemar Secches do posto de presidente do conselho de administração da BRF.
Secches havia sido presidente da Perdigão por 14 anos e, depois da fusão com a quebradaSadia, em 2009, assumiu o comando da BRF. Após a revolta liderada por um grupo de acionistas insatisfeitos, uma nova trinca tomou o poder. O empresário Abilio Diniz, que deixou a presidência do conselho do Pão de Açúcar, comprou 1,2 bilhão de reais em ações da BRF e assumiu o cargo de Secches.
O jovem financista Pedro Faria, representante do fundo de investimento Tarpon, tornou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste de arquivo
  • Teste arquivo
  • Arquivo de teste
  • Teste de arquivos
  • Teste de arquivo
  • Arquivo teste
  • Teste de arquivo
  • teste arquivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!