Arquitetura

Páginas: 9 (2009 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Cadetral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Cadetral foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica)num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral. Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes.
Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com 3 metros de altura, representando os evangelistas; asesculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. As dimensões e peso das esculturas são de 2,22 m de comprimento e 100 kg a menor; 3,40 m de comprimento e 200 kg a média e 4,25 m de comprimento e trezentos kg a maior.
O batistério em forma ovoide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicaspintadas em 1977 por Athos Bulcão. O campanário composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Cada peça insere-se em triângulos com dez metros de base e trinta metros de altura que foramprojetados por Marianne Peretti em 1990. O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.
A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da catedral, encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão.


Imagens 01 e 02- Vista geral do complexo dacatedral.

Idéia e Forma Plástica

Não se trata de resolver pequenos ambientes onde qualquer sistema construtivo é aplicável, mais sim de criar os grandes espaços livres que caracterizam uma grande Catedral, o problema é assim conduzido para o setor das grandes estruturas integrando-se consequentemente na especulação e emprego a técnica mais avançada.
Explica que essa característica que ascatedrais estabelecem permitia aos estudiosos de arquitetura sacra inclusive uma idéia exata e cronológica da evolução e das diversas etapas por que passa a técnica construtiva. Nessa evolução progressiva estariam presentes os exemplos mais preciosos da arquitetura religiosa desde as primeiras construções em pedra, e as geniais conquistas da arte romana e gótica até a época atual.
Para a catedral deBrasília Niemeyer procurou encontrar uma solução compacta, que se apresentasse externamente de qualquer ângulo com a mesma pureza. Vem daí a forma circular adotada, que além de garantir essa característica, oferece à estrutura uma disposição geométrica, racional e construtiva. 
Niemeyer assim detalha o projeto: 21 montantes contidos em uma circunferência de 70 metros de diâmetro, marcam odesenvolvimento da fachada, numa composição e ritmo “como de ascenção para o infinito”. Entre esses montantes, placas de vidro refratário de côr escura, de modo a manter o interior em ambiente de suave recolhimento, no qual as formas do púlpito e do côro se destacam como elementos de escala e composição plástica.
Outra novidade, da Catedral de Brasília, é a nave rebaixada de três metros do nível do pisodo terreno. A entrada em rampa, leva, deliberadamente, a percorrer um espaço de sombra antes dos fieis atingirem a nave, o que acentua, pelo contraste, os efeitos da luz procurados. Em volta da nave rebaixada em três metros, as capelas e ainda as ligações com as salas e serviços anexos à Catedral, e o Batistério, localizado, como primitivamente, fora do templo. 
A catedral de Brasília se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!