Arquitetura e Urbanismo

Páginas: 10 (2433 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
URBANIZAÇÃO
O QUE PODEMOS FAZER PARA AMENIZAR A SENSAÇÃO TÉRMICA E ALGUNS PROBLEMAS ARQUITETÔNICO NA CIDADE DE ARACAJU

Curso de Arquitetura e Urbanismo, Anne Kelly Matos Santos
Curso de Arquitetura e Urbanismo, Francielle Graviel do Nascimento
Curso de Arquitetura e Urbanismo, Graziela Cristina Rodrigues de Oliveira
Curso de Arquitetura e Urbanismo, Islânia dos Santos Silva
Curso deArquitetura e Urbanismo, Marília Gabriela Vieira Moura

RESUMO
Este artigo trás reflexões como podemos amenizar a sensação térmica e problemas arquitetônicos da cidade de Aracaju. No Brasil nas grandes metrópoles, os problemas causados pelo aumento da população urbana sem a presença do poder público acompanhando essa urbanização “quase que espontânea”, gera problemas como: violência, poluição,tráfego caótico, enchentes e até mesmo a desigualdade social. O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atendendo suas próprias necessidades, tendo um processo de aprendizagem social de longo prazo, que por sua vez, é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional. Um dosdesafios da sustentabilidade ambiental urbana é a conscientização de que esta é um processo a ser percorrido e não algo definitivo a ser alcançado. A busca por uma conceituação urbana sustentável trás consigo uma série de proposições e estratégias que buscam atuar em níveis tanto locais quanto globais. O desenvolvimento da sustentabilidade deve ser uma consequência do desenvolvimento social,econômico e da preservação ambiental. O desenvolvimento de uma cidade deve privilegiar o atendimento das necessidades básicas de todos e oferecer oportunidades de melhorar a qualidade de vida para a população.
PALAVRA CHAVE: Clima; temperatura; sensação térmica; aquecimento; planejamento arquitetônico.

INTRODUÇÃO
O presente estudo relata alguns problemas apresentados em diferentes cidades, um delesé o aumento da sensação térmica do local, que pode ser definido por uma temperatura aparente sentida pela pele exposta ao tempo, ocasionada em virtude da combinação entre a temperatura do ar e a velocidade do vento. Essa sensação vem sendo alterada desde a explosão da Revolução Industrial no séc. XVIII, que promoveu um salto na tecnologia e no crescimento das civilizações, que por consequênciapromoveu um aumento da poluição mundial e a degradação da natureza, que ocasionou uma elevação da temperatura, que é o caso da cidade de Aracaju, que por consequência a sensação térmica do local também aumentou e ainda enfrenta um grave problema com acessibilidade em vários locais da cidade.
Dentro desse contexto, questiona-se: O que podemos fazer para amenizar a sensação térmica e solucionar algunsproblemas arquitetônicos na cidade de Aracaju?
Será que um bom planejamento urbano, juntamente com uma arquitetura sustentável pode dar uma solução a esses problemas?
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: identificar uma solução para amenizar a sensação térmica da cidade; contribuir para um melhoramento do conforto ambiental do local; melhorar os problemas de bloqueioarquitetônico nas áreas públicas, tornando a cidade um local mais acessível a sua população.
Justifica-se a pesquisa pelo fato de notarmos que várias cidades do Brasil enfrentam processo de urbanização desordenadas, o crescimento da população mundial ocasiona uma demanda de expansão desordenada nos centros das cidades urbanas e sem nenhum planejamento urbano ambiental, gerando assim vários problemas para omeio ambiente e causando uma saturação destes espaços. Esse super povoamento altera drasticamente o uso e a ocupação do solo das cidades, sendo muitas das vezes ocupadas áreas indevidas, gera também um aumento das áreas impermeáveis, que é um dos maiores causadores das enchentes afetando assim a infraestrutura urbana da cidade, afetando o trânsito, a coleta de lixo, entre outros.
Devido o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • ARQUITETURA E URBANISMO
  • Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • ARQUITETURA E URBANISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!