arquitetura oracle

Páginas: 14 (3333 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SGA e PGA.
As principais estruturas são a SGA (System Global Area ou Área Global do Sistema) e a PGA (Program Global Area ou Área Global de Programa).
A PGA é o buffer de memória que contém dados e algumas informações de controle de uma sessão de um usuário. A PGA é criada e alocada quando um novo processo é inicializado no servidor. As suas informações dependem da configuração do ORACLE.Assim, existe uma área de memória PGA para cada usuário que está executando seus trabalhos no ORACLE. Dentro da PGA existem três estruturas: uma contendo um espaço para a pilha (para armazenar as variáveis e matrizes), outra contendo dados sobre a sessão do usuário e uma terceira com as informações dos cursores usados. A PGA não é compartilhada entre os usuários; ela é única para cada sessão.
A SGA éuma região de memória compartilhada por todos os usuários e alocada pelo ORACLE. Contém os dados e as informações de controle de uma instância. Ela é alocada quando uma nova instância é inicializada e liberada quando a mesma é finalizada. Os dados na SGA são compartilhados pelos usuários que estiverem conectados ao banco de dados e, para otimizar a performance, as entradas na SGA devem ser asmaiores possíveis para guardar a maior quantidade de dados e minimizar o I/O em disco, uma das causas críticas que tornam um banco de dados lento. As informações na SGA estão organizadas em diversos tipos de estruturas de memória, incluindo o buffer do banco de dados e o buffer para recuperação do banco, por exemplo. As estruturas têm tamanho fixo e são criadas durante a inicialização da instância. Ogrupo de buffers do banco de dados em uma instância são chamados de database buffer cache. Esses buffers podem conter os dados modificados que ainda não foram escritos em disco, para os arquivos de dados apropriados. Desse modo o I/O é minimizado e há uma melhora significativa da performance.
Essa estrutura é compartilhada entre todos os usuários conectados a um banco de dados e os blocos dedados que são armazenados no database buffer cache têm seus tamanhos determinados pelo parâmetro DB_BLOCK_SIZE. O número de blocos em memória é determinado pelo parâmetro DB_BLOCK_BUFFERS.
O conteúdo do database buffer cache é organizado em duas listas: a lista de blocos alterados e a lista dos blocos menos recentemente utilizados (LRU - Least Recently Used). Essa segunda lista contém os blocoslivres, aqueles que estão em uso e os blocos alterados. Quando um processo servidor precisa ler dados de um bloco do disco para o database buffer cache, ele pesquisa a LRU para localizar um bloco livre e, quando encontrar um bloco alterado, movimenta-o para a lista de blocos alterados. Esse processo termina quando um bloco livre é localizado ou quando um número específico de blocos são pesquisados semencontrar um bloco livre.
Durante uma operação de SELECT, o ORACLE requer que os blocos que contêm a informação desejada esteja em memória. Assim, a lista LRU é pesquisada e, se os blocos não estiverem em memória, o produto efetua as leituras físicas necessárias. Caso o bloco esteja em memória, são efetuadas leituras lógicas. Lembremo-nos de que nenhuma tabela pode ocupar menos de dois blocos dedados: um bloco para o cabeçalho e pelo menos outro bloco de dados.
O redo log buffer cache da SGA armazena todas as alterações feitas em um banco de dados em memória. Todas as entradas redo log neste buffer são escritas nos arquivos redo log, que são usados para a recuperação do banco de dados, se necessário.
A shared pool é uma porção de memória compartilhada que contém as áreas chamadasshared SQL, estruturas de memória compartilhadas que contêm os comandos SQL que estão sendo executados pelos múltiplos usuários conectados a um banco de dados. Essas áreas compartilhadas shared SQL contêm informações como o texto e a forma interpretada dos comandos SQL, a fase de análise dos comandos SQL e seus planos de execução, informações do dicionário de dados e de geradores de números...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura e funcionamento de oracle audit vault
  • Oracle
  • Oracle
  • Oracle
  • oracle
  • Oracle
  • Oracle
  • Oracle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!