arquitetura neoprodutivista

772 palavras 4 páginas
Arquitetura Neoprodutivista

No final da década de 50 foram construídos nos países desenvolvidos edificações com alta tecnologia e com inovações cruciais de maneira pragmática e que sua se localizaria nas grandes cidades. Esse desenvolvimento aconteceu na Grã-Bretanha e principalmente nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha foi desenvolvida a arquitetura High-Tech, influenciada por Archigram.
A equipe criada em 1967 com Norman Foster, seria a mais importante para esta arquitetura, sem renunciar as propostas de Archigram que buscava a versatilidade, diversidade de técnicas e desenhos industrializados. “De toda forma trata-se inicialmente de uma arquitetura tecnológica extremamente impositiva e intolerante com relação ao meio, continuando a prepotência da arquitetura do Movimento Moderno”.
Foster realiza projetos que se adéqua ao meio ambiente urbano, um bom exemplo é o edificio Willis Faber & Dumas (1972-1975) e o projeto de Alajero (Ilhas Canárias, 1975).

Willis Faber & Dumas Projeto de Alajero

A lista de arquitetos ingleses que desenvolveram novas possibilidades estruturais dos novos matérias, como concreto armado, seria grande. Porém a arquitetura produtiva que aproveita ao máximo as possibilidades plásticas e a tecnologia dos materiais, foi a America do Norte com os Arranha-céus.
Uma obra mais representativa é o edifício Ford Foundation projetado por Kevin Roche, a proposta da edificação é formato de L ao redor de um pátio central coberto, fazendo assim com que se comporte como uma estufa e Roche aproveita isso para deixar os espaços em um clima constante e moderado, o vidro através da radiação solar consegue aquecer o ar de dentro ou o frio ventilando a câmara permite interpor entre os espaços do trabalho e os saltos de temperatura em Nova Iorque, ou seja, o novo material consegue uma bela paisagem, o aquecimento do ambiente e acústica do exterior. Outras obras são: Faculdade de Engenharia de

Relacionados

  • Arquitetura Britânica
    3513 palavras | 15 páginas
  • Math
    14166 palavras | 57 páginas
  • Gilles Lipovetsky A Felicidade Paradoxal 1
    110368 palavras | 442 páginas