Madeiras
A madeira é um material renovável e abundante no país. Pode ser reposto à natureza na forma de reflorestamento. É um material de fácil manuseio, definição de formas e dimensões. No presente trabalho serão apresentados alguns tipos de madeiras regionais, e suas propriedades.
2. Madeiras regionais e suas propriedades
ANGICO PRETO
Nome Científico:
Píptadenia macrocarpa Benth., Leguminosae.
Outro nomes e Espécies Afins:
Angico, Angico-bravo Angico-rajado, Cambuí-ferro, Guarapiraca, Angico-vermelho. Sinonímia: Anadenanthera macrocarpa(Benth) Brenan.
Nomenclatura Estrangeira:
Black angico, Cebil Colorado(Argentina), Curupary (América Central, Paraguai, Argentina)
Descrição da Árvore:
Na mata até 30 m de altura e 90 cm de diâmetro, no cerrado e caatinga pode atingir 3 a 10 m de altura e 30 a 50cm de diâmetro. A casca é acinzentada, lisa ou com pequeninas fissuras longitudinais.
Características da Madeira:
O cerne inicialmente é de cor castanho-amarelada a pardo avermelhada e finalmente vermelho-queimado trazendo veios violáceo-esmaecidos. O alburno é amarelado ou rosado. Superfície pouco lustrosa e áspera, grá muito irregular e reversa, de textura média; tem sabor adstringente.
Região de Ocorrência:
Predominantemente na floresta atlântica pluvial seca, desde o Maranhão até São Paulo, mas pode ser encontrada na caatinga, cerrado e matas secas.
Propriedades Físico-Mecânicas:
É uma madeira muito pesada e dura. Sua resistência mecânica é alta, e a retratibilidade média.
Comportamento Durante a Secagem:
Madeira de secagem lenta e difícil, com tendência a rachaduras, principalmente em peças espessas.
Trabalhabilidade:
Madeira difícil de trabalhar devido a sua dureza, provocando rápido desgaste das ferramentas de corte. No aplainamento a presença de irregularidades da grã pode ocasionar o arrancamento das fibras.
Indicações de Uso:
Para postes, mourões e dormentes. Na construção rural, em caibros, esquadrias, batentes, vigas e tacos. E