ARQUITETURA NEOCLASSICA

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO





O Neoclassicismo é o movimento cultural do fim do século XVIII, está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco. No entanto, o Neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renascentista. A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para osneoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.
A Arquitetura neoclássica foi produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII. Os Arquitetos formados no clima cultural do racionalismo iluminista e educados no entusiasmo crescente pela Civilização Clássica, cada vez mais conhecida e estudadadevido aos progressos da Arqueologia e da História.








ARQUITETURA NEOCLÁSSICA NO MUNDO





Na arquitetura percebe-se melhor os novos ideais que se desenvolvem na Europa. De uma forma geral foi marcada pela simplicidade, sendo que em alguns casos percebe-se maior influência romana, com obras marcadas pela severidade e monumentalidade e em outros casos se sobressaem àscaracterísticas gregas, com maior graça e pureza.
No fim do século XVII, inicia-se em países como a França e a Inglaterra um movimento artístico sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), que mais tarde, em pleno século XVIII, com a revolução francesa, acabaria se estendendo por toda a Europa, sob o nome de classicismo. A arquitetura barroca não tinha tido grande repercussão nesses países. Umexemplo disso é a rejeição ao projeto de Bernini para o palácio do Louvre, considerado italiano demais.
Temos vários exemplos de arquitetos das novas instituições burguesas que sofreram essa transformação, entre eles está Schinkel que foi influenciado pelo gótico com sua experiência na Itália, porém a combinação de idealismo político e orgulho militar exigiu uma busca ao clássico. A linhaNeoclássica de Blondel foi retornada em meados do século XIX na carreira de Henri Labrouste, este foi nomeado arquiteto da biblioteca Sainte Genevieveem Paris, essa obra implicava em uma nova estética, cujo potencial só seria realizado na obra construtiva do séc. XX.
Em meados do século XIX o neoclássico se dividiu em dois, o classicismo estrutural (de Labrouste) e o Romântico (de Schinkel), a primeirase concentrou em obras como prisões, hospitais, estações ferroviárias e a outra em museus, bibliotecas, etc. temos um exemplo do classicismo estrutural com Auguste Choisy com seu Tratado da arte de construir, também tinha sua concepção gráfica que era compreendida em planta, corte e elevações, a qual foi apreciada pelos pioneiros do Movimento Moderno na virada do século.  Choisy encontra seuparalelo na caracterização do dórico com estrutura de madeira transposta para a alvenaria, o mesmo foi praticado pelo seu discípulo Perret que detalhou suas obras de concreto armado no estilo tradicional da madeira. Julien Gaudet que em seu curso Elementos e teoria da arquitetura influenciou Perret e Garnier na escola Beaux Arts, com eles os princípios da composição elementarista clássica passaram aosarquitetos pioneiros do século XX.

anas, Letras e
Biblioteca Sainte Geneviève, em Paris.

Assim, pode-se falar principalmente na França, de um segundo renascimento da antiguidade. Lá, as últimas igrejas construídas persistiam na dinâmica do gótico, tornando-se indispensável uma renovação. Entretanto, seus arquitetos não estavam dispostos a prosseguir dentro da estética empolada e amaneiradado barroco. Os fundadores da jovem ciência da arqueologia proporcionaram as bases documentais dessa nova arquitetura de formas clássicas. Surgiram assim os edifícios grandiosos, de estética totalmente racionalista: pórticos de colunas colossais com frontispícios triangulares, pilastras despojadas de capitéis e uma decoração apenas insinuada em guirlandas ou rosetas e frisos de meandros. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura neoclássica
  • Arquitetura neoclássica
  • arquitetura neoclassica
  • Arquitetura neoclassica
  • Arquitetura Neoclássica
  • ARQUITETURA NEOCLASSICA
  • Arquitetura Neoclassica
  • Arquitetura Neoclassica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!