resumo perspectivas sociologicas

Páginas: 8 (1901 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1 – A Sociologia como Passatempo Individual

No imaginário popular, a sociologia é comumente vista como uma ciência de causas humanitárias e altruístas, ou, ainda, como uma área voltada para o trabalho com “pessoas” – o serviço social. No entanto, assim como as demais ciências, a sociologia é permeada por um caráter de ambivalência, onde os conhecimentos podem ser utilizados e aplicados deinfindáveis maneiras, não necessariamente humanitárias ou que envolvam diretamente o trabalho com pessoas. Desta forma, ao mesmo tempo que se pode valer dos conhecimentos sociológicos para a melhoria da vida de uma sociedade, pode-se, igualmente, exterminá-la.
Acredita-se que a inter-relação entre a sociologia e o serviço social deve-se principalmente ao fato de que o surgimento deste, em meadosda Revolução Industrial – época marcada por diversas mazelas sociais – foi profundamente marcado por estudos sociológicos. Hoje, de forma contrária ao que se pensa, o serviço social é predominantemente embasado na psicologia. Ainda, o autor argumenta que o serviço social implica numa certa ação na sociedade, enquanto a sociologia consiste numa tentativa de compreensão, não descartando,certamente, que o segundo seja minimamente necessário ao primeiro.
O sociólogo, como ente que tenta compreender a sociedade, deve se manter isento de julgamento de valores, enxergando com o máximo de precisão a realidade. O que se busca em matéria sociológica é, assim, a percepção mais pura possível dos fenômenos sociais.
Outra imagem frequentemente associada ao sociólogo é a de “reformador social”.Esta visão surgiu na França do Século XIX, derivada da corrente positivista de Augusto Comte, que pregava que a sociologia teria o papel determinante de transformar e trazer o progresso às sociedades. Por mais que a compreensão da sociedade possa trazê-la benefícios quando aplicada para tanto, pode, também, ser responsável por trazê-la malefícios, já que depende sempre para qual fim é aplicada. Aquestão racial nos EUA, por exemplo, pôde valer-se da sociologia tanto para os defensores da emancipação dos direitos civis da população negra, como também, para a população branca conservadora que era contra.
O sociólogo como coletor de dados estatísticos também se tornou comum no imaginário norte-americano. Isto se deve principalmente à mudança de rumo tomada pela sociologia norte-americanaapós a Primeira Guerra Mundial, que passou a dar maior importância aos dados empíricos e se afastou relativamente das correntes teóricas. É importante ressaltar que apesar da tendência sociológica de se valer de dados estatísticos, eles nada representam se não estiverem calcados em uma linha de raciocínio teórica palpável, não constituindo, por si só, sociologia.
Atrelada a imagem dosociólogo-estatístico, está a imagem do sociólogo como homem preocupado eminentemente em encontrar um método científico que se possa aplicar aos fenômenos sociais. A sociologia, desde a sua criação, considera-se ciência e portanto, apresenta um método científico específico para o estudo da sociedade. A crítica mais prudente que pode ser feita, neste sentido, é a de que os sociólogos em busca de aceitação nomeio científico tenham se focado exageradamente no rigor metodológico, esquecendo-se, muitas vezes, do objeto da sociologia: a sociedade. Não obstante, o método constitui parte necessária e válida da atividade sociológica.
A linguagem utilizada pelos acadêmicos da sociologia também é alvo de acusações. Contudo, há de se compreender que, como a grande maioria das ciências, a sociologia também exigeum rigor terminológico para a precisão das informações, que, muitas vezes, não se encontram no dia-a-dia, carecendo da criação de uma linguagem terminológica específica para a utilização dos cientistas e estudiosos do campo.
Finalmente, a última visão é a do sociólogo como um agente frio e manipulador, que a todo tempo utiliza de seus conhecimentos da sociedade para seu próprio proveito,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo perspectivas psicológicas e sociológicas
  • resumo cap. 5 A perspectiva sociológica
  • Resumo do capitulo 1 do livro perspectivas sociológicas
  • A perspectiva sociológica
  • Perspectivas sociologicas
  • Perspectivas Sociológicas
  • Perspectivas sociológicas
  • Perspectivas Sociológicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!