ARQUITETURA DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Páginas: 17 (4245 palavras) Publicado: 22 de junho de 2013
ARQUITETURA DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Amanda Janainne P. Soares¹
Gabriel Giglio Cavalcante²
Prof.ª Ms Loiva Zanon Magalhães³

RESUMO:
Este trabalho apresenta uma análise da história e da arquitetura do Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Partindo dos conceitos históricos do surgimento da cidade com a segunda invasão francesa no território brasileiro e suaconstrução pelos portugueses, à utilização dos azulejos trazidos de Portugal nessa arquitetura, passando a ser conhecida com a “Cidade dos Azulejos”, até ser tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO ― Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em 1997.
Palavras-chave: Arquitetura, História, Economia, Azulejos, Portugal.
RESUMEN:
En este trabajo se presenta unaanálisis de la historia e la arquitectura del Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Con base en los conceptos de la aparición histórica de la ciudad con la segunda invasión francesa en territorio brasileño y su construcción por los portugueses, hasta el uso de azulejos traídos de Portugal esta arquitectura, llegando a ser conocida como la "Ciudad de los Azulejos", y ser declarada PatrimonioCultural por la UNESCO - Organización de las Naciones, la Ciencia y la Cultura en 1997.
Palabras-clave: Arquitectura, Historia, Ecomonía, Azulejos, Portugal

INTRODUÇÃO:
O patrimônio arquitetônico de São Luís destaca-se pela uniformidade, com uma beleza simples e regular, que são as características básicas das casas que constituem seu centro histórico. É a cidade brasileira com maior número decasarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.
É um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem europeia no mundo e esse acervo arquitetônico é formado por remanescentes do século XVIII e XIX, com ruas estreitas e ortogonais, formando pequenas quadras com reduzida altura de seus imóveis.
Os casarões e sobrados foram construídos pelossenhores que comandavam a produção de algodão na região, e consequentemente a cidade. E além de obras arquitetônicas, são marcas vivas do auge econômico pelo qual passou a cidade.
Não foi à toa que São Luís recebeu o título de Patrimônio da Humanidade. A capital maranhense guarda em seus casarões marcas de uma história que faz parte do país inteiro, não somente àquela cidade, como aborda Andrès(2008, pag.234):
As ruas, os logradouros, as edificações e os monumentos são verdadeiros arquivos de conhecimento, enciclopédias concretas, de tal forma que, mesmo no caso absurdo em que todos os livros pudessem um dia desaparecer, elas traduziriam para a posteridade grande parte dos conhecimentos acumulados em cada etapa de sua construção.
São Luís ficou conhecida como “Atenas Maranhense”, porquealém de seu patrimônio cultural histórico, há uma vasta riqueza em relação a literatura. São poemas e romances de grandes escritores, como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros.
Segundo a definição, são considerados patrimônios culturais obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura de caráter arqueológico, construções cuja característica arquitetônica tem valoruniversal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência e obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza, com valor inestimável do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico. E São Luís tem tudo isso!
O Centro Histórico de São Luís do Maranhão é o nono monumento histórico-cultural do país incluído na Lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO –Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Este acervo arquitetônico já havia sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1955. E em 4 de dezembro de 1997, segundo decisão da assembleia Geral do Comitê do Patrimônio Mundial daquela Instituição, reunida em Nápoles, Itália, a UNESCO concedeu à cidade o título de Patrimônio Cultural da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro histórico de são luis
  • Centro Histórico de São Luis
  • Perfil Sócio-Econômico da População do Centro Histórico de São Luís – Maranhão.
  • As faces do Centro histórico de São Luís
  • Problemas de Acessibilidade para Cadeirantes no Centro Histórico de São Luís
  • Centro Terapêuticos de São Luis
  • Monumentos historicos de sao luis
  • História e Arquitetura de São Luís

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!