Arquiteto

Páginas: 4 (961 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
As dez regras de ouro de iluminação na casa
É verdade que gosto não se discute. A iluminação de nossa casa é um assunto muito pessoal e deve ser feita sob medida, não existe fórmula. Mas quem nuncacaiu no erro de usar lâmpadas dicróicas na sala e não conseguir assistir televisão porque se sente ofuscado? Ou não utilizou lâmpadas que emitem muito calor no banheiro e transpira na hora de semaquiar? Isso sem contar aquela conta de luz gigantesca do fim do mês. Para evitar esse tipo de problema, mas preservar sua casa com a sua cara, confira as 10 regras de ouro na Iluminação na Casa daarquiteta e Light designer Neide Senzi, responsável pelos projetos de iluminação do Museu do Ipiranga, Teatro Municipal e Mercado Municipal, entre outros.
1. O projeto de iluminação de uma residência develevar em conta não apenas a estética, mas a função de cada ambiente e a relação que o morador terá com ele. O posicionamento das luminárias deve ser pensado de acordo com a decoração, sempre levandoem conta o aspecto funcional do cômodo. É importante descobrir o tipo ideal de lâmpada para o efeito de iluminação desejado e o posicionamento ideal que ela deve ter.   As características do produtodevem atender às necessidades do ambiente, não o contrário.

2. Na cozinha, é preciso enxergar com precisão os alimentos. Por isso, o ideal para esse cômodo é utilizar lâmpadas com grande Índice deReprodução da Cor (IRC). As lâmpadas incandescentes (como as halógenas e as dicróicas) são as que possuem maior IRC.

3. Na Sala de Estar, o ambiente precisa ser agradável e aconchegante. Para teresse efeito o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada. A iluminação focada, obtida com lâmpadas refletoras (como as dicróicas), é mais sofisticada, mas deve ser usada como cautela jáque pode causar uma sensação de ofuscamento, dependendo da posição em que seja colocada. Elas também devem ser bem distribuídas porque não distribuem a luz pelo ambiente. A melhor opção é utilizar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquiteto
  • Arquiteto
  • Arquitetos
  • arquiteto
  • Arquiteto
  • Arquiteto
  • Arquitetos
  • arquiteto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!