Cenoura

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
1 - IMPORTÂNCIA

A cenoura, Daucus carota L., apresenta uma raiz pivotante, tuberosa, lisa e sem ramificações. Entre as hortaliças cujas partes comestíveis são as raízes, a cenoura é a de maior valor econômico. Destaca-se pelo valor nutritivo, sendo uma das principais fontes de pró-vitamina A (beta-caroteno).


2 - CONDIÇÕES CLIMÁTICAS IDEAIS DE CULTIVO

A cenoura germina em uma faixa detemperatura variável entre 8 e 30ºC. Para o desenvolvimento ideal das raízes, a variação de temperatura é de 15 a 21ºC. Em condições de temperatura inferior a 15ºC as raízes são mais finas e compridas, e acima de 21ºC são curtas e grossas.

No Brasil as maiores áreas produtoras estão na região sul e sudeste.


3 - CULTIVARES E ÉPOCAS DE PLANTIO

Grupo Nantes: é considerado como padrãocomercial de raízes de cenoura no brasil, devido à preferência por raízes cilíndricas, lisas e de cor alaranjada intensa. É suceptível às queimas das folhas causadas por Alternaria dauci e Cercospora carotae. Assim a melhor época de plantio é do outono ao inverno.

Grupo Kuroda: cenouras de formato cônico, que se adaptam bem às condições de pluviosidade e temperaturas elevadas; portanto são indicadaspara o cultivo na primavera ou verão.

Grupo nacional: as cultivares nacionais Brasília e Kuronan, são boas opções para o cultivo da cenoura de primavera ou verão, pois apresentam elevada resistência à queima das folhas, aliada a formato cilíndrico de raizes.


4 - PREPARO DO SOLO

Como a parte comercial são as raízes, o preparo do solo é muito importante para que elas se desenvolvamadequadamente e sem deformações.

Normalmente, o preparo do solo consta de uma aração e duas gradagens. Após a última gradagem, e estando o solo bem preparado, o passo seguinte é a construção dos canteiros com o sulcador.

4.1 - Canteiros

Os canteiros mais largos e baixos são utilizados quando se cultiva em época seca, sendo de 1,0 a 1,2m de largura e cerca de 15-20cm de altura. A irrigação é poraspersão.

Os canteiros mais estreitos de 50 a 70cm de largura e altura cerca de 15cm proporcionam maior ventilação e menor incidência de doenças. A irrigação é por aspersão ou infiltração lateral.


5 - CALAGEM E ADUBAÇÃO DA CENOURA

5.1 - Calagem
A cenoura é uma planta que não tolera a acidez do solo: o pH ideal é em torno de 6,5. A porcentagem de saturação por bases é de 70 - 80%. Ocalcáreo deve ser incorporado de 20 a 25cm de profundidade.

5.2 - Adubação Orgânica
Cerca de trinta dias antes do plantio, devem ser aplicados de 40 a 60 toneladas de esterco de curral curtido por hectare. Esterco de galinha pode ser empregado como alternativa ao esterco de curral, mas a quantidade então empregada deve ser de 10 a 15 toneladas por hectare.

5.3 - Adubação Verde
Pode ser feitaanteriormente ao plantio da cenoura a adubação verde, isto é, a incorporação de plantas (em geral leguminosas) especialmente plantadas para melhorar a produtividade do solo.

5.4 - Adubação Mineral de Plantio
De uma maneira geral , podem ser utilizados nos solos mais pobres em fósforos e potássio, 2 toneladas da fórmula 4-20-12. É importante que sejam aplicados no plantio, em soloso pobres emboro, 15kg de Bórax por ha, e em solos deficientes em zinco, 15kg de sulfato de zinco por ha.

5.5 - Adubação em Cobertura
Recomenda-se aos 20-30 dias após a emergência, aplicar 250kg da fórmula 20-5-10 ou 18-6-12 por ha.

5.6 - Adubação Foliar
A pulverização pode ser feita aos 20 e 40 dias após a germinação com uma solução de 0,15% de ácido Bórico e de 0,20% de sulfato de zinco (quando aadição destes elementos ao solo no plantio não foi feita).


6 - SEMEADURA

O cultivo da cenoura é realizada por semeadura direta em sulcos, feita normalmente ou com semeadura de tração mecânica ou manual. O gasto de sementes médio é de 60 a 80 sementes/metro linear. O espaçamento é de 25 a 30cm entre fileiras; a operação de desbaste deve ser feita entre 20/30 dias após a emergência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cenoura
  • a cenoura
  • cenoura
  • Cenoura
  • Cenoura
  • Cenoura
  • Bolo de Cenoura
  • Bolo de cenoura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!