Arquimdes

568 palavras 3 páginas
RESUMO

Este trabalho trata da contribuição de Arquimedes para a matemática teórica, física, descobertas para aplicação da ciência na vida diária, no campo militar e de produção.

Palavras-chave: Ciência; Matemática; Pesquisa.

INTRODUÇÃO

Arquimedes (287-212 A.C), nasceu em Siracusa, antiga Magna Grécia e hoje Sicília. Foi um famoso matemático e inventor grego. Escreveu importantes obras sobre matemática, geometria plana e espacial, e mecânica.

Estudou em Alexandria, cidade cultural do Egito Antigo, após esse período voltou a sua região natal onde desenvolveu seus trabalhos e pesquisas nas diversas áreas das ciências exatas.

UM POUCO DA VIDA DE ARQUIMEDES

Arquimedes passou grande parte da sua vida na Sicília, Siracusa e arredores, dedicando-se à pesquisa e aos experimentos.

Depois de um período estudando em Alexandria, cidade considerada como foco do conhecimento onde se reuniam os mais importantes sábios da época, voltou para Siracusa, antiga Magna Grécia, onde viveu pelo resto da sua vida.

Durante a conquista da Sicília pelos Romanos esteve a serviço das autoridades do governo local colocando suas invenções mecânicas a disposição do exército para a defesa de Siracusa.
Anúncios Google

Entre os vários aparatos militares cuja invenção lhe é atribuída, encontram-se a catapulta e um sistema de espelhos que incendiava embarcações inimigas ao focá-las com os raios do sol. Esta ultima invenção é considerada por muitos como uma lenda, pois já se tentou reproduzir este fato com diversos espelhos planos e esféricos sem sucesso.

Ao redor da vida de Arquimedes existem muitas lendas e até hoje não se sabe, de forma certa, como ele morreu. Uma das varias versões da sua morte é citada no artigo do site Biblioteca Virtual (2007):

“Durante a conquista da Siracusa, na Segunda Guerra Púnica, foi assassinado por um soldado romano que o encontrou desenhando um diagrama matemático na areia. Conta-se que Arquimedes estava tão absorto em suas operações

Relacionados

  • Relatorio principio de arquimdes
    1288 palavras | 6 páginas
  • APS - LASTRO DE NAVIO
    2060 palavras | 9 páginas
  • Geometria
    5062 palavras | 21 páginas