aromaterapia

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013

O que é Acne?

Acne é uma das doenças da pele mais comuns. Não é contagiosa. Também é chamada de Acne Vulgar ou Juvenil. Trata-se de afecção que atinge a unidade pilo-sebácea (pêlo e glândula sebácea). A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões iniciam-se na puberdade, afetando cerca de 80% dosadolescentes. Embora na acne vulgar a idade de comprometimento seja o período da adolescência, não é raro estender-se até os 30 anos ou mais, principalmente em mulheres, constituindo a Acne da Mulher Adulta. Em alguns adolescentes, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis. Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes e polimorfas, de intensidade variável, perturbando a qualidade de vida e desencadeandoou agravando problemas emocionais que se podem tornar extremamente graves. Na ausência de tratamento adequado, as lesões podem persistir até o final da adolescência. Eventualmente, lesões isoladas podem-se manter durante muitos anos. Por falta de tratamento ou tratamentos inadequados, podem deixar manchas e cicatrizes inestéticas.

Os cravos e "espinhas" ocorrem devido ao aumento da secreçãosebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilo-sebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e comedões fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das "espinhas".

Causas da Acne

Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne:
GENÉTICO: Existe uma tendênciahereditária na acne. O aumento do tamanho e atividade da glândula sebácea na puberdade e a alteração folicular podem ter influência genética. Quando ambos os pais tem acne é de 50% a possibilidade de aparecimento da acne, com gravidade variável. Por isso, em pacientes cujos pais tiveram acne grave ou cicatrizes de acne, deve-se iniciar o tratamento o mais precoce possível.
HORMONAL: Os andrógenosregulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. A secreção sebácea depende da ação dos hormônios androgênicos (sexuais) de origem gonadal (ovários, na mulher e testículos, nos homens) e/ou adrenal (glândula que pode ser encontrada sobre os rins). É por isto que na puberdade - período em que ocorre aumento dos hormônios sexuais- ocorre elevação dos níveis de andrógenos no sangue e tecidos,levando ao aumento do tamanho e da secreção de sebo das glândulas sebáceas.
ATIVIDADE DAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS: em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais ativas, que produzem mais sebo. Por isso, as pessoas com tendência à acne freqüentemente têm uma pele oleosa. Além disso, também pode haver diferença na composição desse sebo com a presença de elementos mais irritantes para a pele.
OBSTRUÇÃODO CANAL PILO-SEBÁCEO: Devido a uma predisposição genética, ocorre espessamento (aumento da queratinização) no folículo pilo-sebáceo. A retenção de sebo que deveria ser eliminado junto com esse aumento da queratinização no interior do canal pilo-sebáceo provoca a formação de um "tampão". Nisto reside o mecanismo principal de formação dos comedões que podem ser abertos ("cravos pretos") ou fechados("cravos brancos").
ALTERAÇÃO DAS BACTÉRIAS DA PELE: as bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pús. A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium acnes (P.acnes). Ela está normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne.


Manifestações da Acne

Adoença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo com grande quantidade de glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

O quadro clínico pode ser dividido em cinco graus. A acne é classificada como acne não-inflamatória (sem sinais inflamatórios) quando apresenta somente cravos (grau I) e acne...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aromaterapia
  • Aromaterapia
  • aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!