ArmandoSafanelli AI M1

1114 palavras 5 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 1
Atividade: Individual
Título: O trabalho como fonte de estresse e frustração
Aluno: Armando Safanelli
Disciplina: Administração de Recursos Humanos
Turma: 049-SP-R
Introdução

De uma maneira geral as organizações enfrentam muitos problemas. Na esfera que engloba os Recursos Humanos, estes problemas podem ter origem em diversas fontes como frustrações, desmotivações e problemas pessoais ou profissionais. Mas a partir do momento que as empresas despertaram para a manutenção do seu recurso mais importante, as pessoas, os estudos que envolvem o comportamento organizacional evoluíram e foi possível identificar causas para problemas como estresse, insatisfação, depressão, sofrimento e outros.
Aliadas a psicologia, estas descobertas quando aplicadas no ambiente de trabalho impactam positivamente promovendo melhoras consideráveis no comportamento organizacional dos indivíduos. Ainda no mesmo sentido, quando tratamos de comportamento e psicologia motivacional, a qualidade de vida é um dos aspectos mais abordados, pois quando esta é alavancada também produz efeitos benéficos no coletivo de uma empresa.
Embora saibamos que quando promovemos integração, trabalho em equipe, priorizamos o bem-estar e melhoramos a qualidade de vida do indivíduo obtemos avanços consideráveis em qualidade e produtividade de bens ou serviços, ainda podemos encontrar empresas que relutam em aceitar este método para o gerenciamento de pessoas. Isto se deve muitas vezes a problemas culturais dentro desta organização ou por falta de uma política de recursos humanos que seja orientada para este fim.
A seguir discutiremos os principais problemas encontrados nas organizações que podem determinar a transformação do trabalho em uma fonte de estresse e frustração e discorrer sobre algumas políticas de gestão de pessoas que podem contribuir para que as organizações possam atingir os níveis de produção e qualidade desejados simplesmente alavancando a satisfação e

Relacionados