Aristóteles

669 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Campus Regional de Montes Claros

Curso de Administração - 1 Período

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.

Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Ao contrário de Platão, Aristóteles interessava-se pelos processos naturais, ele saiu da "caverna" ao encontro da natureza e além da razão, usou também seus sentidos. Aristóteles acreditava que não existe nada que a consciência já não havia experimentado, ou seja, todas as ideias e pensamentos já tinham entrado na consciência através do que víamos ou ouvíamos. E novamente em oposição a Platão, Aristóteles não defendia uma ideia inata e sim, uma razão. Razão a qual podemos ter impressões sensoriais, onde surgem conceitos como "cavalo", "galinha" e "planta".

Para Aristóteles, quando reconhecemos as coisas, nós as ordenamos em diferentes grupos ou categorias. Por exemplo, vejo um cavalo hoje, outro amanhã e outro depois de amanhã. Os cavalos não são exatamente iguais, mas há alguma coisa que é comum a todos os cavalos. E esta coisa que é comum a todos os cavalos é a forma do cavalo. Tudo o que é distinto ou individual pertence à substância do cavalo. Aristóteles tentou mostrar que todas as coisas na natureza pertenciam a diferentes grupos e subgrupos.

Aristóteles dizia que por traz de toda causa existe uma finalidade, um propósito. Por exemplo, para que as plantas cresçam é preciso que chova. Hoje em dia a ciência não confirma mais esta hipótese e sim que “uma finalidade”, “um propósito”, é pelo desenvolvimento de “causas”. Por

Relacionados