Arist Teles De Estagira Foi Um Dos Maiores E Mais Importantes Pensadores Da Gr Cia

336 palavras 2 páginas
Aristóteles de Estagira foi um dos maiores e mais importantes pensadores da Grécia, viveu no período clássico, mesmo período em que viveu Sócrates, Platão e outros grandes filósofos. Suas obras mais importantes tratam da Política e da Ética,e de todos os pensadores da Grécia antiga, Aristóteles foi o que mais influencia na civilização ocidental.
Aristóteles nasceu em 284 a.C na cidade de Estagira, no Calcídica um território sob a dependência da Macedônia, era uma cidade grega. Seu pai, Nicômaco era médio e amigo do rei de Macedônia Amintas II, pai de Filipe. Com Aproximadamente 18 anos, chegou em Atena por volta de 367 ou 366, atraído como muitos pela cultura da cidade, Aristóteles visava que ali, seria o lugar perfeito para prosseguir seus estudos. Não tinha muitos requisitos para atender os padrões de sociedade estabelecidas em Atenas, não era belo e tinha dificuldades em pronunciar corretamente palavras, características que podia dificultar sua vida em Atenas, uma cidade que valorizava a beleza dos atletas e os bons oradores.
Na época, Isócrates e Platão disputavam a preferência dos jovens a ingressar em suas instituições de ensino. Isócrates seguia a trilha dos sofistas e desenvolvia a educação da "virtude", onde procurava transmitir a capacidade de emitir opiniões sobre coisa úteis. Já Platão, passava aos seus alunos que a base de qualquer ação política deveria ser a investigação científica. Diante desses dois educadores, Aristóteles ingressou na Academia que Platão havia fundado em 387 a.C, um fato curioso é que Aristóteles não sabia geometria, o que era um dos requisitos para entrar na Academia. Quando entrou, houve um desencontro, Platão não estava presente, pois em 367 a.C havia saído de Atenas pelo chamado de seu amigo Dion, pois Dionísio I tinha morrido.
Com a ausência de Platão, Eudoxo de Cnido tinha se tornado a imagem principal da Academia, Eudoxo era matemático e astrônomo e suas ideologias defendiam a "ética baseada na noção do prazer", e

Relacionados

  • Algebra
    60697 palavras | 243 páginas
  • Aristóteles - obras completas - mesquita, antonio pedro
    251654 palavras | 1007 páginas
  • A história concisa da Filosofia
    197550 palavras | 791 páginas