ARISTÓTELES

Páginas: 18 (4494 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
ARISTÓTELES: A POLÍTICA
LIVRO 1
Aristóteles começa seu livro classificando a cidade (sociedade política) como uma associação, e a destaca como a mais importante sociedade que existe. Ele estabelece três formas de governo:
1. Pequeníssimo número de homens: TIRANO/SENHOR;
2. Direção de um número maior, ecônomo: CHEFE POLÍTICO;
3. Um número maior ainda: SOBERANO;
Um governo controlado por umsó homem, com sua própria autoridade, é chamado governo real, esse governo é considerado um governo político.
Aristóteles destaca que deve-se unir em duplas os seres, e que nessa relação, SEMPRE um manda e outro obedece. Em todas as relações humanas quem manda é o HOMEM, pois ele é mais perfeito que a mulher. É evidente que os deveres do homem e o da mulher são diferentes: oprimeiro tem o dever de ADQUIRIR e a outra o dever de CONSERVAR (LIVRO 3, CÁP. II) Quem tem força física deve sempre obedecer e servir. A autoridade e a obediência, além de necessárias, são uteis.
A dupla união entre homem e mulher, o senhor e o escravo forma a família, que é considerada a sociedade formada para atender as necessidades diárias. A primeira sociedade constituída por um aglomerado, umacolônia de famílias foi o BURGO. A sociedade formada por inúmeros pequenos burgos é uma CIDADE COMPLETA. Foi a própria natureza quem formou as primeiras sociedades, pois ela era a finalidade das mesmas. O homem é um ANIMAL POLÍTICO por natureza, e deve viver em sociedade, aquele que vive isolado é um ser vil/superior ao homem, esse homem é um bruto ou uma divindade, e, é considerado o pior dosanimais quando vive sem leis e preconceitos. O que diferencia o homem é sua capacidade de distinguir o bem do mal, o justo do injusto.
O estado antepõe-se a família e ao indivíduo, tendo em vista que o todo sempre deve ser posto antes da parte. A justiça constitui a base da sociedade. O estado é formado pela reunião de famílias, a qual é formada por servos e indivíduos livres.
A natureza ofereceduas armas ao homem:
1. PRUDÊNCIA;
2. VIRTUDE;
Destacam-se três “integrantes” na família:
1. Autoridade do senhor; essa autoridade tem por objetivo principal o interesse do senhor e como objetivo secundário o interesse do servo
2. Autoridade marital (relação homem e mulher);
3. Geração de filhos;
Aristóteles destaca um 4° elemento existente na família: a arte de acumular fortuna.
Eledestaca que somente a lei diferencia o homem livre e o escravo, a natureza não faz essa diferenciação, o que o autor considera INJUSTO. O trabalhador é encarado como um instrumento, e é visto sempre como o primeiro deles. Um instrumento é a propriedade imprescindível a vida, e é também usado na produção.
A propriedade é usada apenas o uso. A existência é uso, isso evidencia que o escravo é umaPROPRIEDADE ABSOLUTA do senhor, ou seja, serve para facilitar o uso. Propriedade deve ser entendido como parte: não se inclui somente no todo, pertence também a qualquer coisa de fora de si mesma. Isso mostra que o escravo é em si, e o que pode ser. Aquele que não se pertence (pertence a outro) é naturalmente escravo.
Aristóteles acredita que todo ser vivo é constituído de alma e corpo, e acreditatambém que um desses manda e outro obedece, sendo a alma a mandante. Porém, existem seres tão inferiores a outro como o corpo é inferior a alma, são esses em que a força física é melhor forma de utilização, o que de melhor se tira deles, essas pessoas são destinadas a escravidão, isso mostra que se é escravo por INSTINTO. A utilidade dos escravos é quase a mesma dos animais domésticos: força física.Porém há uns que são melhores pra vida civil. A natureza faz com que escravos e homens livres tenham corpos diferentes.
Existe uma diferença entre ESCRAVO e HOMEM REDUZIDO A ESCRAVIÃO, o segundo, é conquistado em guerra, logo, o vencedor o vê como uma propriedade. Porém há quem acredite que a justiça reside na benevolência, assim, a superioridade da virtude NÃO daria o direito de comando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!