arilson 2011 funcoes nitrogenadas

1931 palavras 8 páginas
Colégio Dinâmico

Professor:

ARILSON
SÉRIE: 3º ANO

QUÍMICA
Aminas

NH2

As aminas são compostos orgânicos derivados teoricamente da amônia (NH3), onde os hidrogênios são substituídos por grupos orgânicos. Fenilamina(anilina)
A anilina é utilizada como matéria prima na fabricação de corantes.O fato da fenilamina ter sido a matéria prima do primeiro corante sintético(1856), fez com que a palavra anilina passasse a ser utilizada como sinônimo para corante na linguagem popular.

NH3
Elas são classificadas em primárias quando há apenas um grupo orgânico ligado ao nitrogênio; secundárias se forem dois grupos; e terciárias se forem três grupos.Se apenas grupos alquila estiverem ligados ao nitrogênio , as aminas serão denominadas alifáticas e quando pelo menos um grupo aril estiver ligado ao nitrogênio aromáticas. Também pode ser utilizado o nome do hidrocarboneto de origem, ao invés do radical:

Amina primária:
CH3-NH2
Amina secundária:
CH3-NH-CH3
Amina terciária:

H3C

H3C CH3
Etano

N CH3

Em aminas complexas o grupo NH2 pode ser citado como um substituinte da cadeia principal pelo prefixo amino junto com as ramificações ou no final como sufixo amina.

CH3
As aminas possuem caráter básico, sendo então chamadas de bases orgânicas.Quando voláteis possuem normalmente um odor desagradável. Dois bons exemplos dessa característica são a putrescina e a cadaverina, essas aminas são produtos da decomposição de proteínas e são liberadas na putrefação da matéria orgânica.A função amina também é fundamental para a vida, por estar presente nos aminoácidos.

H2N
Cadaverina

H2N

NH2

1
H3C

Metilamina

CH2

Etilamina

Isopropilamina

5

7

8
CH3

4-amino-2-feniloct-2-eno ou 2-feniloct-2-en-4-amina

Putrescina

H3C

NH2

4

NH2

NH2

A nomenclatura das aminas primárias é feita utilizando o sufixo "amina" depois do nome do grupo substituinte ligado ao nitrogênio. NH2

3

2

6

Butilamina

NH2

NH2

H2N

Nomenclatura IUPAC

H3C NH2

H3C CH2 NH2
Etanamina

Butano-1,4 -diamina
A IUPAC

Relacionados