Arigos Sobre MUSICA

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 15 de abril de 2015
Reflexões sobre o Ensino de Música nas Escolas


Breve Retrospectiva Histórica da Música no Brasil
As primeiras manifestações musicais no Brasil iniciaram-se com o processo de Colonização, necessariamente com a chegada da Família Real. Essas primeiras informações musicais eruditas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, por intermédio dos Jesuítas, estes tinham por objetivo principalcatequizar os nativos, assim, encontrou na arte e especificamente na música o principal meio de sensibilizar os indígenas. A música utilizada pelos jesuítas era o cantochão, por aparentar ser simples e singela, com ritmo livre, esse tipo de música era utilizada para acompanhar os rituais litúrgicos da Igreja Católica.

Os jesuítas abriram as primeiras escolas no Brasil, por dois séculos eles forampraticamente os detentores do sistema educacional vigente na Colônia, e o ensino de música se dava através de repetições, memorização e averiguações de aprendizado, surgem aqui os primeiros indícios de procedimentos metodológicos para aprendizagem, a prática musical neste período era feita através do canto.

Em 1808, com a chegada da Família Real no Brasil, a música passa a ter lugar de destaque, comoa música não podia se limitar a Igreja, chegando assim aos teatros, nos quais recebiam companhias de ópera e operetas. Por volta de 1813 se iniciou a edificação do Teatro São João, uma vez que o Teatro de Manuel Luiz estava ficando “pequeno”, vindo a não comportar a Família Real. Até então, o ensino de música ainda estava restrito a pequenos grupos, nesse período, a prática informal da músicapopular fixava-se, valorizando as técnicas, a habilidade instrumental e a improvisação.

Passado o período de D. João VI, a música passou por um grande período de silêncio. Somente o compositor Francisco Manuel da Silva tentava conservar o patrimônio musical brasileiro, vindo por sua vez fundar o Conservatório de Música do Rio de Janeiro (1841), a qual serviu de padrão para outras instituições quevieram a existe no país inteiro.

No ano de 1854 é decretado oficialmente o ensino de música nas escolas públicas brasileiras, que passou a processar de dois modos: noções de música e exercícios de canto. Mas esse decreto não dava orientações de como deveria ser direcionada o ensino. No ano seguinte outro decreto faz a exigência de contratação de professores de música através de concurso público.Durante a Primeira República, a legislação e os sistemas educacionais evoluiu grandemente, fazendo com que em cada região do país os sistemas passassem a adquirir características muito especificas. O currículo escolar era muito extenso, tendo disciplinas de Moral Prática, Educação Cívica, Exercícios Ginásticos e Militares, Geografia Geral, Geografia do Brasil, Noções de Física e Química,História, Leitura de Música e Canto, Trabalhos Manuais (adequados a idade e sexo) além de Leitura, escrita e caligrafia.

Durante o século XX, o professor Anísio Teixeira, através da proposta de Escola Nova de John Dewey, trouxe ao Brasil a ideia de que a arte não deveria ser restrita a uma “elite”, mas que deveria estar no centro da comunidade. Na escola, o ensino de música não deveria restringir-se aalguns poucos talentos, mas ser acessível a todos, contribuindo para a formação integral do ser humano. Atraídos por essas ideias, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Villa-Lobos defendiam o valor social da música folclórica e popular brasileira. Por volta de 1920, várias transformações ocorreram nas legislações relativas ao ensino de música, como as escolas públicas paulistas utilizarem métodosde musicalização.

Surge então uma importante figura para a difusão do ensino de música no país. Heitor Villa- Lobos, além de músico, era educador e formulou um projeto educacional de Canto Coral para as escolas, que foi ampliado para todo o país. Apoiado por Getúlio Vargas o projeto acaba agregando outros objetivos, como o de reforçar o clima de exacerbado nacionalismo vivido no país. Villa-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade sobre arcadismo com música
  • MUSICA SOBRE VITAMINA D
  • INTERPRETAÇÃO SOBRE A MUSICA
  • Seminário sobre música
  • Projeto de Pesquisa sobre Música
  • Projeto Sobre música
  • Musica sobre gravidez na adolescencia
  • Trabalho sobre a música 2013

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!