Argumetos sobre evolucionismo

533 palavras 3 páginas
Argumentos do evolucionismo
Anatomia comparada: órgãos homólogos – com origem embrionária, organização estrutural e posição relativa idêntica, podendo desempenhar funções diferentes. Evolução divergente – tem o mesmo ancestral mas habitam em habitat diferentes o que tem características diferentes. Série filogenética progressiva – evolução do ser desde os peixes ate aos mamíferos. Regressiva - evolução de células complexas para simples. Estruturas análogas – têm origem e estruturas diferentes, mas com funções semelhantes.

Paleontológicos: São argumentos que se baseiam nos fosseis, fosseis de transição (são fosseis com características de 2 espécies diferentes agora separadas, exemplo: réptil e mamífero), animais actualmente mais evoluído que os seus ancestrais.
Citológicos: Todos os seres vivos são constituídos por células com processos fisiológicos idênticos.
Embrionários: São argumentos que estabelecem os graus de parentesco, ancestral em comum no 1º estagio da gestação os seres apresentam mesma foram no embriao
Bioquímicos: são seres vivos com o mesmo tipo de moléculas e universalidade do código genético. Este argumento baseia-se em testes como analise as proteínas.

Fixismo
O fixismo defende que todas as espécies foram criadas por Deus e permanecem inalteradas, ou seja, não sofrem evolução

Evolucionismo
As espécies alteram-se de forma lenta e progressiva ao longo do tempo, originando novas espécies.
Lamarck e darwinismo
São teorias que tentam explicar o evolucionismo.
Lamarck dá grande importância da evolucao dos seres vivos ao ambiente, que se pode resumir em 2 leis fundamentais: 1ª a lei do uso e desuso – se um órgão for muito utilizado então ele ira evoluir e crescer, mas se pelo contrário ele for pouco usado começa a cair em desuso e o órgão atrofia. Esta evolucao é gradual e tem como objectivo facilitar a tarefa pretendida.
2º a lei dos carácter adquiridos – Como o ser vivo vai ter necessidade de se adaptar ao meio e por

Relacionados