Argumentos Cosmológicos Kalam a Favor do ateísmo QUENTIN SMITH

8084 palavras 33 páginas
Quentin Smith

11

Argumentos Cosmológicos Kalam a Favor do
Ateísmo

1. Introdução
Os argumentos cosmológicos a favor da existência de Deus têm duas partes. A primeira visa estabelecer a existência de uma causa para o universo. A segunda visa estabelecer que esta causa é Deus ou o acto de criação de Deus. O meu objectivo é mostrar que esta segunda parte
“teísta” não é sólida e que há uma segunda parte “ateia” sólida que mostra que o universo se causa a si mesmo.
Os argumentos cosmológicos e teleológicos são dois tipos de argumentos a favor da existência de Deus. São diferentes de outros tipos por serem sobre todo o universo; o argumento cosmológico procura estabelecer uma explicação causal da razão pela qual existe um universo, e o argumento teleológico procura encontrar uma explicação da natureza planeada ou aparentemente planeada do universo. Deste modo, diferem dos argumentos ontológicos e conceptuais, que são a priori, e dos argumentos baseados na experiência mística, consciência moral e consciência humana. Os argumentos cosmológicos e teleológicos são sobre factos empíricos do universo, os argumentos místicos, morais e baseados na consciência são sobre factos empíricos com respeito aos seres humanos, e os argumentos ontológicos e conceptualistas dispõem-se a deduzir a existência de Deus de conceitos a priori apenas, sem precisar de qualquer dado observacional sobre o universo.
Os argumentos tradicionais cosmológicos são de três tipos. Um é o argumento Kalam, que procura estabelecer a existência de uma causa do princípio do universo e que esta causa é Deus. Os argumentos tomistas procuram estabelecer a existência de uma causa que sustenta o universo a cada momento do tempo. O argumento cosmológico de Leibniz é que a totalidade da série de seres contingentes (que constituem o universo) exige uma causa externa que não seja contingente, mas sim necessária.
O argumento cosmológico Kalam é muitas vezes formulado deste modo:
1.

O que começa a existir tem uma causa.

Relacionados

  • Um Argumento Cosmológico para a Inexistância
    10065 palavras | 41 páginas