areteyes

451 palavras 2 páginas
egrthhhhhhhddddddddddddddddddddddddsgIntrodução
Algumas vezes, podemos nos deparar com uma situação em que precisamos saber a concentração de uma solução, na qual, até então, era desconhecida. Para encontrar esta concentração, utiliza-se um conjunto de métodos que já foram testados por vários analistas e que oferecem resultados rápidos, seletivos e específicos. O tipo de método utilizado é específico para cada finalidade, mas a técnica de análise volumétrica mais utilizada é a titulação.
Titulação
A titulação é um método de análise quantitativo que determina a concentração de uma solução a partir de uma reação química. A solução de concentração desconhecida e que se deseja determinar, é chamada de titulado ou analito. Já a solução que será utilizada para a reação com o titulado e que já apresenta concentração conhecida é chamada de titulante.

Se o analito for uma base, o titulante deverá ser um ácido, ou vice e versa. A titulação termina quando se chega ao ponto final, que é o momento em que ocorre uma mudança do caráter do analito, em virtude do titulante acrescentado a ele. Isso ocorre juntamente com a mudança de cor da solução, devido à presença de um determinado indicador adicionado a ela anteriormente. O ponto final de uma titulação deve estar o mais próximo possível do ponto de equivalência. O ponto de equivalência é um valor teórico calculado por estequiometria que representa o momento exato em que todo o titulado reage com o titulante. Após a titulação, são realizados cálculos estequiométricos que nos dão a concentração da solução a partir da reação química que ocorreu no processo. Imagem 2: Passos dos cálculos para encontrar a concentração da solução. Disponível em: http://www.profpc.com.br/Solu%C3%A7%C3%B5es.htm
A titulação se divide em quatro tipos, de acordo com suas características:
1. Titulação de neutralização;

Relacionados