areghad

645 palavras 3 páginas
A educação e sua capacidade de mudança abordada de maneiras simples

Quando se fala em educação, a primeira coisa que vem a mente é a escola. Porem, pare para refletir e vá um pouco mais a fundo. Muito bom, agora deve estar se lembrando que a educação vem de casa e que a escola é apenas um complemento. Mas o que é a educação em si?
A educação pode ser vista como bons costumes. Um jovem que ao encontrar um parente com mais idade, pede-lhe a benção, este esta sendo educado. Da mesma maneira que, este mesmo jovem trata bem uma pessoa de idade, lhe oferecendo ajuda para seja lá o que for que esta precise, isto é educação. Quando se deseja um “bom dia” para alguém, mesmo que não se conheça esta pessoa, isso é educação.
Mas não se trata apenas disso, não esta envolvida apenas com modos de tratamento ou as palavras magicas – bom dia; boa tarde; boa noite; obrigado; por favor; com licença... –, esta ligada também a forma de “enxergar o mundo”. Este é aquele momento que você se pergunta: como assim forma de “enxergar o mundo”?
Simples, a educação é diretamente ligada com o afeto e/ou respeito. Por exemplo, mesmo que você não conheça uma pessoa, deve-se respeita-la, tratando-a com educação; Quando você cultiva afeto por uma pessoa, inconscientemente você a respeita, tratando-a com educação. Um exemplo ainda mais simples, sua mãe e seu pai, você tem respeito por eles e cultiva afeto, e assim sendo possui um tratamento de educação inigualável para com eles.
A educação pode ser considerada uma via de mão dupla, enquanto você é educado se recebe educação. Mas para ensinar a educação você precisa conquistar o seu respeito e/ou seu afeto, para que a pessoa a quem se ensina tenha interesse em aprender essa forma de “enxergar o mundo”.
A educação pode mudar completamente a forma de uma pessoa “enxergar o mundo”, e digo enxergar de uma forma extremamente abrangente e transformadora, pois com a educação tudo se transforma. Quando uma pessoa é educada, ela não apenas muda sua

Relacionados