AreasConhecimentoQueLidamComViolencia VA

860 palavras 4 páginas
Veja a seguir, um material complementar que trará das várias disciplinas e áreas do conhecimento que lidam com a questão da violência.
VIOLÊNCIA X DISCIPLINAS E ÁREAS DO CONHECIMENTO
A abordagem da violência, em suas múltiplas dimensões, tem sido objeto de estudo de várias disciplinas. Entre elas, podem ser citadas a biologia, ciência política, criminologia, economia, epidemiologia, etologia, psicologia e sociologia.
BIOLOGIA
As ciências biológicas tratam do comportamento humano violento em sua relação com antecedentes genéticos e com os domínios temáticos da neurobiologia, endocrinologia, neuroanatomia e farmacologia (esta última em sua pertinência específica com a questão do álcool e das drogas).
A exemplo, os estudos sobre o diferencial dos mecanismos de agressão de homens e de mulheres, já bastante estudado em sua relação com as diferenças endocrinológicas daqueles dois gêneros. Da mesma forma, a biologia trata também da relação entre conduta violenta e anormalidades ou traumas do sistema nervoso central. Algo bastante significativo nesse contexto é a atual convicção de que a conduta violenta possa ser produto de uma interação entre fatores biológicos e ambientais, e não apenas de um daqueles dois fatores singularmente.
CIÊNCIA POLÍTICA
A ciência política trata da questão da criminalidade e da violência no âmbito da efetividade da gestão governamental em materializar mudanças esperadas. Este seria o caso, principalmente, quando as expectativas sociais de desenvolvimento não são pareadas com as mudanças econômicas necessárias para que o desenvolvimento esperado aconteça, ficando criado um “gap” entre expectativas e realidade.
Tal situação favoreceria movimentos políticos promotores de mudanças súbitas, até mesmo
“revoluções”, circunstancia em que é comum a eclosão da “violência política”.

CRIMINOLOGIA
A criminologia, em sua abordagem holística do crime e da violência, busca explicar aquele fenômeno no contexto das relações sociais, identificando suas causas e

Relacionados