areas degradadas

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

ARLAN FERNANDES SOUZA
BRUNO VIEIRA DE PAULA
DORIVAL FERRAZ DA MAIA
LETÍCIA MORAIS FERREIRA
RAFAEL LUCAS DO NASCIMENTO RIBEIRO
SINTIA DIAS DA CUNHA ALENCAR
TEYLLOW VIEIRA DE PAULA
ÁREAS DEGRADADAS


ARLAN FERNANDES SOUZA
BRUNO VIEIRA DE PAULA
DORIVAL FERRAZ DA MAIA
LETÍCIA MORAIS FERREIRA
RAFAEL LUCAS DO NASCIMENTO RIBEIROSINTIA DIAS DA CUNHA ALENCAR
TEYLLOW VIEIRA DE PAULA

ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho apresentado ao gestão ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná,para a atividade Interdisciplinar.cartografia e geoprocessamento ambiental,recuperação de areas degradadas,fundamentos de geomorfologia e geologia,estastitica e indicadores ambientais,seminariointerdiciplinar.


Profºthiago augustodomingos
Profº luciana andrea pires
Profº cristina celia krawulski
Profº kenia zanetti molinari
Profºjeânedy pazinato



SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
METODOLOGIA 5
DESENVOLVIMENTO 6
MUNICÍPIO DE ITAPURANGA 8
ÁREA DEGRADADA 8
LARGURA DA ÁREA DEGRADA PARA O CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11



INTRODUÇÃO

Neste texto vamos apresentar algumas causas quelevam à degradação de áreas e quais são suas consequências para o meio. Várias atividades humanas afetam o ambiente, por isso é necessária a elaboração de projetos que corrijam ou minimizem esses impactos. Nesse contexto, é apresentado o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), quando deve ser elaborado, seus objetivos, o que deve ser feito para a elaboração desses planos, suas etapaspara cada caso específico, os meios que podem ser utilizados para recuperar áreas degradadas.
Trabalhando na recuperação de nascentes, córregos, matas ciliares, reservas legais e áreas degradadas de 160 pequenas propriedades no município de Itapuranga - GO, localizado na região Noroeste de Goiás, a 160 km da capital, com área de 1.277 Km².
O município é caracterizado por ainda haver um grandenúmero de famílias no meio rural, dados indicam que há 2020 propriedades rurais e que mais de 80% dessas propriedades possuem em média 15,00 ha. Dados levantados pelo projeto demonstram que 62% das propriedades existem nascentes. O projeto visa à recuperação 90 nascentes, além das áreas de matas ciliares de 26 córregos identificados dentro destas propriedades. Para isto está sendo realizado odiagnóstico participativo com os produtores, mapeando as propriedades para planejamento das ações

OBJETIVOS
Um projeto de recuperação de áreas degradadas tem o seguinte objetivo:
As áreas degradadas podem e devem ser recuperadas a partir de processos que garantam o desenvolvimento de uma cobertura vegetal adaptada ao ambiente onde se encontra. Dessa forma, técnicas que garantam a vegetação dessasáreas são empregadas, entre elas, o plantio de espécies nativas regionais.
O relevo terrestre apresenta-se com grande diferenciação decorrente tanto de quadros
Naturais como antrópicos. Assim, deve-se compreendê-lo como um elemento carregado de complexidade, resultado de distintos quadros ambientais, cujo estudo tem relação direta com a da escala de trabalho adotada, pois depende desta para ageração do conhecimento geomorfológico.
Este conhecimento, de fundamental importância visa entre outros objetivos à análise do quadro ambiental.


METODOLOGIA
O presente trabalho é caracterizado como de levantamento dos problemas causados pela degradação ambiental vistas em torno do município de Itapuranga
As mudanças ocorridas no uso de novos meios, novas tecnologias e novas técnicasreferentes à produção econômica e ao mecanismo para a melhoria do bem-estar social vêm provocando problemas para a sociedade e uma de grande destaque atual é a questão da degradação ambiental.
O uso de fertilizantes é outro ponto abordado que são detectados ao meio ambiente e, apesar de proporcionar fertilização em curto prazo para as lavouras, o seu uso e inadequado e provoca o comprometimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • areas degradadas
  • Área Degradada
  • Areas degradadas
  • áreas degradadas
  • Áreas degradadas
  • Áreas degradadas
  • areas degradadas
  • Áreas degradadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!