Arcadismo

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Trabalho
de
Física

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues Pinagés Diretora: Carmem Lúcia Professor (a): EvilacioAluno: Denilson Willyan Monteiro de Oliveira Em 03 de Maio de 2013 Turma : 2101 Turno: Manhã Nº:03


IntroduçãoDurante sua propagação no espaço, a onda propicia fenômenos que acontecem naturalmente e freqüentemente. O conhecimento dos fenômenos ondulatórios culminou em várias pesquisas de importantes cientistas, como Christiaan Huygens e Thomas Young, estes defendiam que a luz tinha características ondulatórias e não corpusculares como Isaac Newton acreditava, isso foi possível mediante a uma importanteexperiência feita por Young, a da "Dupla fenda", baseada no fenômeno de interferência e difração (veja a figura Fig.1), inerente às ondas. Mais tarde, um outro cientista célebre chamado Heinrich Rudolf Hertz,runescape fotoelétrico que foi muito bem entendido e explicado pelo físico Albert Einstein, o que lhe rendeu o Nobel de Física. Essa contradição permitiu à luz ter caráter dualista, ou seja, ora secomporta como onda ora como partícula. Outro exemplo importante foi o de Gauss, no campo da óptica, com suas descobertas e teorias sobre a reflexão da luz em espelhos esféricos e criador das fórmulas que permite calcular a altura e distancia de uma imagem do espelho com relação ao objeto.

O Fenômeno da Interferência
EX: Quando dois pequenos objetos, como duas pequenas pedras, por exemplo, batemsobre a superfície de um líquido, um rio, ondas circulares se propagarão sobre esta superfície. Supondo que as ondas formadas possuam mesma frequência, mesmo comprimento de onda e que as fontes possuam diferença de fase constante, existe um dado instante no qual ocorre a interceptação dos pulsos das ondas, ocorrendo, dessa forma, a interferência, que é o fenômeno que representa a superposição deduas ou mais ondas em um mesmo ponto. Esse acontecimento ocorre de acordo com o princípio da superposição de ondas, e pode ser classificado em interferência construtiva e interferência destrutiva.
• Interferência destrutiva – ocorre quando as ondas não tem a mesma fase e possui caráter de aniquilação.
• Interferência construtiva - ocorre quando as ondas tem a mesma fase e possui caráter dereforço, ou seja, há a formação de uma onda maior que as que deram origem.
A interferência é um fenômeno típico dos movimentos ondulatórios, ou seja, pode-se obter a interferência com duas ou mais fontes luminosas ou fontes sonoras como, por exemplo, o alto-falante.

EX: No ramo das telecomunicações, o estudo da interferência é muito importante, pois esse fenômeno é um dos fatores responsáveispela limitação no tráfego das informações, produzindo ruídos e outros tipos de interferências que podem ser reduzidos com certos tipos de modulação. Esse fenômeno também ocorre nas bolhas de sabão: o feixe luminoso ao incidir na bolha sofre interferência tanto na superfície superior quanto na inferior. Em virtude disso, surgem regiões escuras que são as zonas de interferência destrutiva e asregiões claras que correspondem às zonas de interferência construtiva.
EX: Quando escutamos música em nosso lar, percebemos que certos locais no recinto é melhor para se ouvir a música do que outros. Isto é porque nestes pontos as ondas que saem dos dois alto-falantes sofrem interferência construtiva. Ao contrário, os locais onde o som está ruim de ouvir é devido à interferência destrutiva das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • O Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!