arcadismo

Páginas: 21 (5128 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 Colégio São José de Ensino Fundamental e Médio


Romanceiro da Inconfidência



Laís,Sabrina,Bárbara,
Marília e Maria Letícia.


Professora: Lúcia Helena



Belo Horizonte
2014
Trabalho de Literatura

Romanceiro da Inconfidência


Laís,Sabrina,Bárbara,
Marília e Maria Letícia.


Trabalho apresentado a disciplina
Literatura,do 1° ano do Ensino Médio



Professora:Lúcia Helena





Belo Horizonte
2014

Sumário

Contexto histórico da obra..................................................4
Contexto histórico em que vivia o autor..............................5
Características semânticas e estruturais da obra...............6
Estudo do enredo...............................................................7
Estudo dospersonagens....................................................8
Identificação e descrição das obras atuais que fazer intertextualidade com as obras de Cecília Meireles ..........18
Conclusão..........................................................................20
Bibliografia.........................................................................21









3

Contexto histórico da obra
O romanceiro dainconfidência caracteriza- se como uma obra lírica, de reflexão, mas com um contexto épico, narrativo, firmemente calcado na história. Em 1789, inspirados pelas idéias iluministas européias e pela independência dos Estados Unidos, alguns homens tentam organizar um movimento para libertar a colônia brasileira de sua metrópole portuguesa.
Uma pesada carga tributária sobre o ouro extraído das MinasGerais deixava os que viviam dessa renda cada vez mais descontentes. Assim, donos de minas, profissionais liberais – entre os quais alguns poetas árcades – e outros começaram a conspirar contra Portugal. Contudo, o movimento é delatados e os envolvidos, presos. Alguns são condenados ao exílio, e o único a ser executado, na forca, é Tiradentes, em 21 de abril de 1792. 
Nessa obra, CecíliaMeireles utiliza-se, pela primeira vez, da temática social, de interesse histórico e nacional, enfatizando a luta pela liberdade. Sem aprofundadas reflexões filosóficas, mas com muita sensibilidade, a autora dá uma visão mais humana dos protagonistas daquele que foi o primeiro grande movimento de emancipação do Brasil: a Inconfidência Mineira.
Como se trata de um fato histórico, e dos mais importantes, aautora tem o cuidado de não se limitar a relatá-lo em versos, mas procura recriá-lo por meio da imaginação.
A gênese da obra ocorreu, de acordo com depoimento da escritora, quando foi pela primeira vez à cidade de Ouro Preto (ex-Vila Rica), local onde se organizou o movimento de Tiradentes e seus companheiros.


















4
Contexto histórico em que vivia o autor
CecíliaMeireles viveu em uma época onde as mulheres não votavam, dependiam do marido e dificilmente desenvolviam uma carreira profissional. Com seus versos, rompeu barreiras, ganhando espaço de destaque na literatura e na educação do País.
Ela publicou mais de 20 livros, a maioria de poemas. Viveu sobre a influência da segunda geração modernista. Mas sua obra apresentava sinais do simbolismo e técnicasdo romantismo, parnasianismo, realismo, classicismo e do surrealismo. Daí ser considerada atemporal.
Manuel Bandeira afirmou que há em sua obra "as claridades clássicas, as melhores sutilezas do gongorismo, a nitidez dos metros e dos consoantes parnasianos, os esfumados de sintaxe e as toantes dos simbolistas, as aproximações inesperadas dos super-realistas. Tudo bem assimilado e fundido numatécnica pessoal, segura de si e do que quer dizer".
Seus textos falam do amor, da morte e da vida. "Romanceiros da Inconfidência" é uma de suas principais obras. Narra, em forma de poema, a história de Tiradentes e dos inconfidentes mineiros.
O livro mostra a claridade clássica de Cecília Meireles. É realista. Fala de colinas, cavalo, ouro, capelas e de um tesouro. O livro diz que "tudo em redor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • O Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!