APS - Relatório do filme Meu nome não é Jhony

1174 palavras 5 páginas
FICHA PARA RELATÓRIO
DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS 2013/1º

Campus: Brasília Ano: 2013
1. Aluno: Andressa Mariane Alves de Sousa
2. Turma: DR5C30 RA: B0722H-7
3. Título do Filme: Meu nome não é Johnny
4. Data da Atividade: 03/06/2013
5. Relatório da Atividade:
O presente trabalho fará uma breve análise do filme Meu Nome Não é Johnny, sob o ponto de vista do Direito. E para uma melhor compreensão, será feito primeiramente um resumo da história. O filme conta a história de João Estrella, um jovem carioca de classe média que conheceu o submundo das drogas ainda na adolescência, quando começou fazer uso da maconha. Ao longo dos anos, João tornou-se usuário de drogas, mais especificamente, de cocaína.
Com o passar do tempo, João deixou de ser um mero usuário e passou a traficar. Inicialmente, vendia apenas para os amigos, mas em pouco tempo passou a comercializar para grande parte dos usuários do Rio de Janeiro, onde morava, Embora João tenha se afastado do tráfico de drogas por algum tempo, logo volta a essa atividade, seduzido pela oferta do lucro advindo do tráfico internacional. Foi quando se tornou alvo da Polícia Federal, sendo posteriormente preso quando estava prestes a enviar cocaína para a Europa, pela segunda vez.
O que diferencia o caso de João dos demais é que, diferentemente do tradicional destino dos réus de casos como este, a juíza considerou a dependência química e psicológica de João Estrella como fator determinante no processo. Não o viu como o grande empresário do tráfico, mas sim como um rapaz viciado que poderia se recuperar.

O primeiro aspecto a se observar nesse caso diz respeito ao início do uso de drogas ainda na adolescência e o que leva um usuário a passar a traficar. Não diferente do que se vê no filme existe uma precocidade quanto ao início do uso de álcool e outras drogas, o que sido alvo de grande preocupação, pois o que se vê atualmente é a inserção de jovens em outros crimes para manter o vício.

Relacionados

  • Anais Febrace2010
    100685 palavras | 403 páginas
  • Edital
    43862 palavras | 176 páginas
  • Edital
    43862 palavras | 176 páginas