Aps prontio

1900 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
A grande preocupação das empresas em geral é produzir bens e serviços visando alcançar rendimentos que suportem seus custos e gerem lucros aos investidores.
Com o passar dos tempos essas empresas precisaram se preocupar com os interesses de seus consumidores e do mercado, passaram a pesquisar a rentabilidade de cada segmento, produto e público alvo.
Hoje nos deparamos com empresas que abriram um leque de segmentos e especificações de seus produtos em um mesmo mercado devido as oportunidades alcançadas através das evoluções tecnológicas e pessoais.
Se antes as empresas eram totalmente voltadas à produção e vendas, hoje as empresas precisam se preocupar em excesso com o atendimento ao cliente, seja esse pessoal, telefônico ou eletrônico, afinal de contas as empresas evoluíram ao mesmo passo que os consumidores passaram a ser mais detalhistas e criteriosos.
A fidelização de clientes depende exclusivamente do atendimento, seja esse na pré venda, durante a venda e/ou no pós venda; certamente o autoatendimento não é eficaz nesse caso.
O trabalho a seguir tem como objetivo demonstrar como pode ser realizada a fidelização de clientes através de um excelente atendimento ao público e como as empresas podem agregar valores aos colaboradores que são essenciais para o desenvolvimento da organização baseado no referencial histórico da organização e no processo de relacionamento empresa-cliente.
Analisando as sugestões de melhoria para que as empresas possam aprimorar o atendimento aos seus clientes.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para que uma organização sobreviva em um mercado de negócios tão competitivos é necessário entender e atender as necessidades e expectativas de seus clientes.
Existem dois tipos de clientes que precisam ser fidelizados; os clientes internos (que são pessoas e/ou empresas que atuam dentro da organização) e os clientes externos (que são pessoas e/ou empresas que adquirem produtos e/ou serviços da organização).
Os clientes internos

Relacionados