APS 2015 3 SEMESTRE NP1-JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFANCIA

1125 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Anne Carolyne Garcia da Cruz RA C10DHH7
Juliana Pereira Nêris Lima RA C178780

CRIAÇÃO DE JOGOS

Atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Pedagogia da Universidade
Paulista –UNIP - 3º Semestre.
Apresentada à disciplina de Jogos e Brinquedos
Prof.ª Aline Manfio.

Assis – São Paulo
2015
SUMÁRIO

1.
INTRODUÇÃO
1
2.
JUSTIFICATIVA
2
3.
DESENVOLVIMENTO
3
4.
CONCLUSÃO
5
5.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
6
6.
ANEXOS
7

Introdução
Esse trabalho tem como objetivo mostrar que tanto o jogo quanto a brincadeira e os brinquedos são importantes para o desenvolvimento infantil. O lúdico ajuda a criança a se comunicar.
O brincar faz parte do universo infantil, porque a criança é naturalmente lúdica. Por isso, desenvolver um trabalho na escola com jogos e brincadeiras favorece a aprendiza­gem, uma vez que é uma estratégica muito bem aceita pelos alunos.
O brincar é mágico, encanta a criança e fornece sublimes lembranças, é também uma necessidade para o desenvolvimento infantil. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que sirvam os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreendem as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.
Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O lúdico é um instrumento facili­tador para a construção do conhecimento do aluno.
Grandes teóricos como Rousseau, Froebel, Samulski, Dewey, Piaget, Leontiev e Vygotsky confirmam a importância do lúdico para a educação da criança. Portanto os jogos na escola não podem ser considerados uma prática supérflua, com a justificativa

Relacionados

  • Conte Do DP 2015 1 NP1
    8818 palavras | 36 páginas