Apresentção nutrição vitamina c

861 palavras 4 páginas
VITAMINA C

INTRODUÇÃO
• O ácido ascórbico, também designado por ascorbato ou vitamina C, é um catalisador redox (redução-oxidação) monossacarídeo presente tanto em animais como plantas. O ácido ascórbico é necessário na conversão do procolágeno em colágeno através da oxidação de resíduos de prolina em hidroxiprolina.

A vitamina C é hidrossolúvel e não é sintetizada dentro do nosso organismo: necessitamos de suplementos advindos dos alimentos ou dos complexos vitamínicos. Suplementação de antioxidantes por via oral, entre eles a vitamina C na forma de cápsulas, é considerada potente sequestradora de radicais livres.

A vitamina C (Ácido L-ascórbico), tem várias funções na pele, exerce uma importante ação antioxidante, estimulante da produção do colágeno, inibidor da melanina, antiinflamatória e desempenha um papel na função de barreira da pele.

A vitamina C deve ser ingerida diariamente, pois não é armazenada no organismo e é destruída pelo calor. As quantidades diárias de vitamina C recomendadas para a maioria das pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, são de 60mg por dia. Precisam de maiores quantidades as mulheres grávidas (70mg), as lactantes (90 a 95mg) e os fumantes (pelo menos 100mg).

A vitamina C utilizada como cosmético ajuda na hidratação e na produção de substâncias que agem na renovação da pele. Tem poder antioxidante, estimulando a eliminação de radicais livres
– que são moléculas que causam danos às células e aceleram o processo de envelhecimento. Ela também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento.

É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exposição solar. É indicada também para todos os tipos de pele e todas as idades, podendo ainda ser substituta dos ácidos pois ela não causa manchas.

Fontes de vitamina C:
Banana, brócolis, couve, espinafre, goiaba, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão,

Relacionados

  • Sistema circulatório
    15700 palavras | 63 páginas