Apresentacao Comunicacao E Expressao Unid1

361 palavras 2 páginas
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

UNIDADE 1
Após conhecer o conteúdo da disciplina no vídeo da página inicial, você deverá assistir ao vídeo de apresentação de cada unidade e acessar os guias de estudo, disponíveis no ambiente. Eles indicaram o caminho a ser percorrido na unidade e apresentará todos os recursos disponíveis em cada unidade.
Será importante visualizar todo o CONTEÚDO WEB e realizar os exercícios disponíveis para fixação de aprendizagem.
Lembre-se de seguir as orientações do Guia de estudo e responder as ATIVIDADES
AVALIATIVAS junto com os Fóruns para garantir sua participação nas aulas.
Agora veja como o CONTEÚDO WEB está organizado:
Você vai iniciar seu estudo de comunicação e linguagem revendo – ou conhecendo - algumas noções básicas que serão retomadas e ampliadas ao longo do curso. Para começar, vamos recordar os seis elementos do modelo comunicativo (1) – emissor, receptor, código, mensagem, canal e referente – e as funções da linguagem (2) relacionadas a eles.
Você sabia que a teoria que deu origem a esse modelo tem mais de sessenta anos? De lá para cá, as concepções sobre a comunicação humana mudaram muito. Por isso, mais importante até do que recordar esse conteúdo é conhecer as principais críticas ao modelo comunicativo (3) feitas ao longo das últimas décadas.
Para encerrar esse assunto, você tomará contato com alguns princípios derivados daquelas antigas teorias da comunicação que continuam bastante úteis até hoje: informatividade, economia, ruído e redundância (4).
Em seguida, vamos nos debruçar sobre três conceitos fundamentais para quem quer aprender a se comunicar melhor: variação linguística, registro e norma padrão. Vamos começar tentando entender por que ocorre variação linguística e, para isso, teremos de considerar a heterogeneidade das sociedades e das línguas (5). Feito isso, vamos conhecer os diversos tipos de variação linguística (6) – inclusive aqueles relacionados ao meio (escrita ou oralidade) e ao registro (formal ou informal). E,

Relacionados