aprendizagem

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 11 de julho de 2014


Faculdades Fanam




“Avaliação de desempenho escolar. Avaliar: O que? Como? Por quê? Para que?”




Elizandra Gomes de Pinho
Polo Osasco





2014


Aavaliação mede o nível de aprendizado de cada aluno e também busca identificar possíveis problemas no método de ensino, isto quer dizer que ela não serve apenas para aprovar ou reprovar. Deve detectar asfacilidades e as dificuldades de aprendizagem que possam ser acompanhadas em longo prazo. A nota informa a família, o aluno, mas deveria informar principalmente o professor, para permitir o acompanhamento,mostrar precisamente o que o aluno sabe e o que falta saber. A forma de avaliação prova, trabalho, atribuição de notas ou conceitos, depende muito do conteúdo trabalhado e das necessidades da classe.Por isso, cabe ao professor decidir qual o método mais adequado em cada caso. Quando o aluno erra, está manifestando uma dificuldade de aprendizagem. A nota baixa deve ser vista como uma oportunidadede ajudá-lo a entender seu erro e superá-lo. Para isso, tanto os pais quanto a própria família devem se envolver na aprendizagem, buscando não apenas que o aluno tenha um bom desempenho, traduzido emnotas e elogios, mas que ele efetivamente aprenda.
Segundo Luckesi, o ato de avaliar é mais exigente que o ato de examinar tanto para o professor como para o estudante. O ato de examinar, do pontode vista do professor, exige somente a elaboração, aplicação, correção de provas, atribuição de notas e registro dos dados; já do ponto de vista do estudante exige responder as provas e aguardar osresultados.
Assim sendo o ato de avaliar é muito mais exigente que o ato de examinar, pois que o primeiro exige qualidade de aprendizagem para o maior número de estudantes senão de todos, o que implicaem maior exigência tanto para o professor como para o estudante. Não basta o "qualquer resultado está bem", mas sim importa o melhor resultado possível, o que implica em buscar qualidade na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aprendizagem
  • Aprendizagem
  • Aprendizagem
  • aprendizagem
  • Aprendizagem
  • aprendizagem
  • aprendizagem
  • Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!