Aprendendo Rgss Do Zero Aula 1 5

3808 palavras 16 páginas
Olá pessoal, estou aqui para iniciar uma série de aulas de RGSS. Note que quando falo RGSS, não estou especificando qual, visto que todos os três têm muita coisa em comum, tudo que faço num, posso fazer noutro, com pouquíssimas exceções. A grande diferença deles é que cada versão utiliza um "sistema de classes" diferentes, ou seja, a forma a qual as classes são feitas. Por exemplo, no RGSS1 não há uma classe base para scenes, já presente no RGSS2, enquanto que neste não há classes gerenciadoras de procedimentos, presente no RGSS3.
Bom, na primeira aula vamos ver um pouco de tudo.
- Introdução
Caso você não saiba nada de linguagem de programação, saiba que RGSS é a linguagem
Ruby utilizada no RPG Maker. Um código ou script é um conjunto de instruções que o programa usa para transformar em "ações". Para fazer uma janela aparecer e sumir, utiliza-se eles. Saiba também que um script é lido de cima para baixo e linearmente, ou seja, linha por linha, se houver um erro de programação numa linha e eventualmente causar um loop, a próxima linha não será lida e executada.
Antes de tudo saiba onde ver a lista de scripts. É um ícone de um papel com um lápis (RMVX
Ace), porém em todas as versões pode-se abri-lo com a tecla F11. Outra informação importante é o fato dos scripts serem lidos de cima para baixo, não, não é uma repetição do que disse antes, me refiro ao fato do programa ler script por script de cima para baixo, isso significa que você não pode por um script que faz referência ou o modifica acima pois ele ainda não foi lido! Por exemplo, não dá para por o script Scene_Menu acima de Scene_Base pois esse faz o uso de herança deste.
- Começando
Primeiro vamos saber o que cada coias é. O editor facilita nossas vidas dando cor a cada elemento da linguagem. Aqui vão as cores:

Verde: Comentário, não é lido pelo interpretador, geralmente é deixado como instruções. 

Azul: Palavras reservadas da linguagem, não podendo ser usadas como variáveis.



Azul claro: Operadores.


Relacionados