ApostilaRedes

29313 palavras 118 páginas
SANTA CATARINA
Campus São José

Redes de Computadores e a Internet

Evandro Cant´ u Instituto Federal de Santa Catarina
Campus S˜ao Jos´e cantu@ifsc.edu.br Julho de 2009.

Apresenta¸ c˜ ao

O objetivo desde texto ´e servir de material de apoio para um curso introdut´orio de redes de computadores, voltado para a disciplina de Redes de Computadores I do CST em Sistemas de
Telecomunica¸c˜
oes e para a disciplina de Redes de Computadores do Curso T´ecnico de Telecomunica¸c˜oes do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus S˜ao Jos´e.
As redes de computadores s˜ ao estudadas tomando como referˆencia a arquitetura Internet, estudada em torno de seus principais protocolos, o TCP/IP.
A principal referˆencia bibliogr´ afica utilizada na constru¸c˜ao deste material foi o livro de
KUROSE e ROSS, Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down, no qual os autores abordam os conceitos de redes de computadores, iniciando pelas aplica¸c˜oes e depois descendo pelas demais camadas que formam a arquitetura Internet. As RFCs (Request for comments), que constituem os padr˜oes para a Internet, tamb´em foram consultadas e sempre que poss´ıvel foram inclu´ıdos ilustra¸c˜ oes e desenhos constantes nestes documentos.
O texto est´ a organizado em seis cap´ıtulos. O primeiro faz uma introdu¸c˜ao `as redes de computadores e a arquitetura Internet, dando uma vis˜ao ampla das redes e dos principais conceitos envolvidos. O segundo cap´ıtulo apresenta os protocolos e as aplica¸c˜oes de rede, apresentando em particular a aplica¸c˜ ao WWW, o correio eletrˆonico e a transferˆencia de arquivos e a aplica¸c˜ ao DNS. O terceiro cap´ıtulo apresenta os protocolos de transporte da Internet, UDP e TCP. O quarto cap´ıtulo aparesenta os protocolos de rede da Internet, cujo principal componente ´e o protocolo IP. Finalmente, o quinto cap´ıtulo apresenta as redes locais e os protocolos de enlace, com destaque para a tecnologia Ethernet.

Evandro Cant´ u, Julho de 2009.

Sum´ ario 1 Introdu¸c˜

Relacionados