ApostilaAluno Eletricidade Basica

13193 palavras 53 páginas
Apostila

Análise de Circuitos Elétricos

Informática Industrial
Profa.Luciana Faletti Almeida

Introdução a Eletricidade
1. O que é eletricidade?
Todos os efeitos da eletricidade podem ser explicados e previstos, se considerarmos a existência de uma partícula minúscula chamada elétron.
Essa teoria eletrônica afirma que todos os efeitos elétricos e eletrônicos são devido ao movimento de elétrons de um lugar para outro, ou a existência de mais ou menos elétrons em um determinado lugar.
1.1. Matéria
A matéria é aquilo que existe, que ocupa lugar no espaço e tem massa. É sempre constituída de partículas elementares com massa não nula (como os átomos, em escala menor, os prótons, elétrons e nêutrons);
Exemplo: água, madeira, ferro, petróleo, ar, etc.
1.2. Átomo
É a unidade fundamental da matéria, constituindo a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva), e nêutrons (sem carga). Elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

Figura 1. Estrutura de um átomo.

1.3. Molécula
Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou de diferentes elementos se combinam através de uma forte ligação.
Para separar os átomos de uma molécula é necessário uma quantidade razoável de energia.
Exemplo: molécula da água = H2O – dois átomos do elemento hidrogênio e um átomo do elemento oxigênio.

2

Informática Industrial
Profa.Luciana Faletti Almeida

1.4. Revisão
Molécula = combinação forte de dois ou mais átomos
Átomo = menor partícula física em que se pode dividir um elemento. o Núcleo = parte pesada do átomo carregada positivamente, em torno do qual giram os elétrons. o Nêutron = partícula neutra e pesada do núcleo, composta por um próton e um elétron. o Próton = partícula pesada carregada positivamente. o Elétron = pequena partícula que gira em torno do núcleo, carregada negativamente e praticamente sem peso.
Elétrons presos =

Relacionados