Apostila Planilha eletronica

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013







APOSTILA DE PLANILHA ELETRÔNICA








Desenvolvida pelo Prof. Fernando Trindade, Especialista em “Informática em Educação” pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.
Professor do Instituto Federal Fluminense campus Cabo-Frio – RJ
2012

ÍNDICE


APRESENTAÇÃO
A planilha eletrônica é uma ferramenta muito utilizada em várias áreas do mercado de trabalho. Ela servepara organização financeira empresarial, cálculos simples e complexos e, até, para fins domésticos. O conhecimento de seu uso é fundamental para quem quer criar um diferencial no mercado de trabalho.
A planilha é composta por espaços editáveis chamados células. Cada célula recebe a nomeação de acordo com a coluna e com a linha ao qual pertence, nessa ordem. Abaixo, segue uma figura que demonstra anomenclatura de algumas células:

A nomenclatura de cada célula é importante para se elaborar cálculos fáceis e rápidos, como veremos mais a frente.
Para executar qualquer cálculo na planilha eletrônica, deve-se antes de qualquer expressão colocar o sinal de igual (=). Segue abaixo uma tabela com símbolos e seus significados:
Operadores Aritméticos
Função
+
Soma
*
Multiplicação
-Subtração
/
Divisão
^
Exponenciação
%
Porcentagem

Operadores Lógicos
Função
=
Igual
>
Maior que
<
Menor que
>=
Maior ou igual a
=6;”APROVADO”;”REPROVADO”)
A planilha eletrônica avalia a função SE da seguinte forma: se o valor que estiver na célula D2 for maior ou igual a 6 (teste lógico), a planilha eletrônica escreverá a expressão APROVADO. Se a célula D2 for menor do que 6, aplanilha eletrônica escreverá a expressão REPROVADO. A planilha escreverá APROVADO ou REPROVADO na célula onde estiver a função SE exemplificada acima.
Obs.: Nas partes valor se verdadeiro e valor se falso, se quisermos que a planilha escreva alguma informação, a colocamos entre aspas duplas (“). Se quisermos que a planilha realize algum cálculo, basta colocarmos o cálculo sem o sinal de igual e semas aspas.

8. FUNÇÃO SE ENCADEADO
A função SE ENCADEADO nada mais é do que uma função SE dentro de outra função SE. Isso acontece quando temos além do que 2 opções e, sendo assim, necessitamos de duas ou mais funções SE. Imagine que temos a seguinte situação: o aluno em uma universidade tem o conceito de aprovado no fim do semestre, se sua nota for maior ou igual a 6; conceito de recuperaçãose sua nota for menor do que 6, mas maior ou igual a 4 e reprovado se sua nota for menor do que 4. Nessa situação, temos 3 opções, ao invés de 2.
Aprovado – média maior ou igual a 6
Recuperação – média menor do que 6 e maior ou igual a 4
Reprovado – média menor do que 4
Para essa situação, uma única função SE não nos é suficiente. Temos que utilizar o SE ENCADEADO. Vamos retomar o exemploutilizado para explicar a função SE, só que agora, para explicar a função SE ENCADEADO. Para definir o conceito final do aluno Fernando, usando essas três opções, a função SE ficaria da seguinte forma:
=SE(D2>=6;”APROVADO”;SE(D2>=4;”RECUPERAÇÃO”;”REPROVADO”)
Obs1.: As funções SE que estiverem dentro de outras funções SE estarão SEMPRE dentro do valor se falso (depois do segundo ponto-e-vírgula dafunção SE). Por elas se localizarem no valor se falso, não necessitamos de contradizer o teste lógico anterior. No exemplo acima, o primeiro teste lógico nos diz que D2>=6 o aluno estaria APROVADO. Se D2 não fosse maior do que 6, só nos restariam 2 opções: ou o aluno estaria de RECUPERAÇÃO ou REPROVADO. Na segunda função SE, colocamos o teste lógico como sendo D2>=4 somente. Não precisamos dizer queD2 tem que ser menor do que 6, pois a segunda função SE está localizada no valor se falso (contradizendo o teste lógico) da primeira função SE. No final, não precisamos definir mais nenhum teste lógico, pois se o aluno não está APROVADO nem está de RECUPERAÇÃO, o aluno só pode estar REPROVADO.
Obs2.: Para saber o número de funções SE que serão utilizadas, é só avaliar o número de opções menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planilha eletrônica
  • O que é uma planilha eletrônica
  • Planilhas eletrônicas
  • Planilhas Eletrônicas
  • Planilhas Eletronicas
  • Planilha eletrônica
  • planilhas eletronicas
  • Planilhas Eletrônicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!